sexta-feira, 4 de junho de 2010

Evangelho no Lar.


Se você procurar a definição de lar no dicionário vai encontrar além de moradia familiar e pátria, uma descrição bastante curiosa: local onde se acende o fogo na cozinha.

Entendeu esse significado de lar? Talvez você responda: é o fogão, claro!

Mas arriscando uma interpretação metafísica, que me perdoe Houaiss, eu diria que como é na cozinha a parte da casa onde as pessoas se alimentam, e é lá também onde se acende o fogo para se cozinhar, então lar bem poderia ser uma forma de alimentar o espírito das pessoas com o calor do fogo.

E talvez daí cheguemos a uma definição mais próxima do que sentimos. Lar é o lugar onde as pessoas recebem luz juntas. Onde as pessoas se sentem próximas uma das outras, sentem esse calor e disso se alimentam.

Lar não é só uma casa, moradia. Lar denota sentimento. É lembrança de calor humano, de aconchego. De busca de essência, de força, de luz para o espírito das pessoas.

Chegando a essa conclusão, fica mais fácil entender porque a leitura do Evangelho no Lar tem o objetivo de agregar, unir, harmonizar, proteger, amparar... O Evangelho prega toda a filosofia da caridade e da humildade de Jesus Cristo. Nada mais forte do que a palavra dele para iluminar e alimentar.

O culto ao Evangelho no Lar não faz restrições quanto ao número de participantes. Pode-se fazer até sozinho. É uma espécie de reunião familiar com hora, local e dia da semana fixos.

Mas existe um roteiro que deve ser seguido para a prática desse culto. Um dos participantes faz uma prece de abertura. Depois, lê-se um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo e as pessoas fazem um comentário a respeito. No final, uma prece encerra a reunião. A duração do culto deve ser entre 10 a 20 minutos. Não mais do que isso.

O Evangelho no Lar quando praticado fielmente, acaba por atrair espíritos superiores que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos os moradores daquela residência. A presença de espíritos iluminados afasta aqueles de índole inferior. Diz-se que essa proteção vai mais além. Um quarteirão inteiro, por exemplo, pode se beneficiar de uma única casa que faça o culto semanal.

Se você não é adepto do Espiritismo, faça o culto com textos de sua religião. A Bíblia, o Torá, o Alcorão... não importa o credo. Vale a intenção de agregar, unir, alimentar o espírito humano.

5 comentários:

  1. Oi Maria Cecile,
    lar no dicionário vem de lareira. A lareira ficava na cozinha.
    Eu gostei muito da sua visão metafísica.
    Boa tarde pra você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hely.

    O tempo vai passando, décadas, séculos... e a história vai se perdendo com ele. No caso, a etimologia das palavras vai sendo esquecida, deixando de ter importância até para os gramáticos. Ledo engano, penso eu.

    Obrigada e boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana! Se aqui na rua são 2 casas, devemos estar com um astral bem protegido.

    ResponderExcluir
  4. Cecile, gostei muito das suas observaçoes sobre o Evangelho no lar. Na verdade, gostei de todo o que vc vem escrevendo!! Siga em frente!! bjs, Liane

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Liane, Hely, Rafael.
    Bom saber que vcs estão gostando do Blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana