quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Peregrino e um caminho.

O ato de peregrinar é muito antigo. Ocorre desde os tempos mais remotos quando predominavam os costumes ou ritos pagãos.

Ficou caracterizado por uma jornada que um devoto realiza para chegar até um local considerado sagrado pela sua religião. As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do início do século IV e tinham por destino Roma e a Terra Santa.

A existência desses andarilhos fez surgir na Idade Média as Cruzadas, tropas militares que tinham como objetivo reconquistar as terras sagradas que foram tomadas por povos de outras religiões. A saber, os muçulmanos.

Também haviam os peregrinos pagadores de promessas alheias. Muito solicitados na fase medieval por famílias abastadas que lhes contratavam para em nome delas percorrerem os caminhos sagrados e assim consumar uma promessa, fazer um pedido ou agradecer uma dádiva.

Ainda hoje existe quem se disponha a fazer uma peregrinação para pagar promessas alheias. É só fazer uma busca na internet.

Peregrino também é uma denominação simbólica daquele indivíduo que ingressa ou persiste numa senda ascensional. E também pode referir-se à nossa “parte imortal” que sobrevive ao corpo e ao tempo terrenos. Essa “parte” é como se fosse nosso núcleo.

Talvez por isso todo caminho, seja ele sagrado ou real, desperte no peregrino uma experiência maior de autoconhecimento. A verdade é que muitos realizam essa empreitada em busca de respostas, intuições e/ou motivações. A peregrinação acaba dando ao caminho um sentido e valor que só é descoberto por aquele que o executa.

A peregrinação também pode nos ser imposta pela vida. Há quem seja levado a trilhar alamedas que não escolheu. Mas não se engane, nenhum caminho é perdido ou te leva a lugar nenhum. E nem existem atalhos nessa jornada quando nos dispomos a vivê-la.

A palavra de ordem do peregrino é avançar, mesmo que ele não saiba o por quê. Talvez encontremos a resposta na origem do nome. Em latim, peregrino quer apenas dizer “aquele que atravessa os campos”.

E para quem quer se aventurar como peregrino mas não pode fazer um caminho real no momento, existe um jogo de autoconhecimento chamado Trilha do Peregrino que visa facilitar a busca por respostas, intuições e motivações.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. "A peregrinação também pode nos ser imposta pela vida. Há quem seja levado a trilhar alamedas que não escolheu."
    ainda bem que nenhum caminho é perdio. Que bom constatar e ouvir isto.
    Um beijo mi querida.
    Tenha quarta-feira feliz. Continuo a caminhada, graças, graças!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Eliane!
    Acho que a vida é uma eterna estrada e nós peregrinos natos. Às vezes damos uma parada, mas para recuperar o fôlego. rsrsrs.

    Aquela máxima na natureza nada se perde, tudo se transforma... devia valer também para: nos caminhos nada se perde, tudo se constrói.

    beijos e feliz quarta tb.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana