Hoje é dia de São Pedro e de São Paulo. A festa dos dois santos é uma das mais antigas e solenes do ano litúrgico.
Ambos são considerados fundadores da Igreja de Roma. Pedro, o pescador. Paulo, o mestre e doutor.
Ambos também tiveram seus nomes mudados por Jesus. A Simão deu o nome de Cefas, que em aramaico quer dizer rocha, de onde se originou Pedro. A Saulo deu o nome de Paulo, que significa pequeno.
Na Roma Antiga, o dia 29 de junho era dedicado aos dois mitos fundadores da Cidade Eterna: Rômulo e Remo. É provável que este dia de celebração pagã tenha sido cristianizado e transferido para os apóstolos Pedro e Paulo.
Pedro, discípulo ardoroso, é a rocha sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja. Paulo, o missionário propagador do cristianismo, sendo chamado também de apóstolo dos gentios.
Enquanto Pedro com sua solidez, confirma a Igreja, Paulo o diálogo com todas as culturas.
São Pedro, padroeiro dos pescadores, ganhou a fama de ser um manda-chuva. Talvez pela passagem bíblica (Mt 16, 16:19) em que Jesus diz a ele: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Ambos tiveram suas fraquezas, seus pecados mas a misericórdia divina os converteu. Pedro negou Jesus três vezes, enquanto Paulo perseguiu os cristãos. Arrependeram-se e compreenderam que Deus os havia escolhido como Pilares da sua Igreja.
Também nós não devemos perder nossa coragem nas fraquezas e nas tribulações da vida. Devemos ser fortes e sólidos como a rocha. Não esquecendo de levar sempre conosco a nossa fé.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
-
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. E assim ...
-
Neste dia, no ano 612 a.C., Nínive foi destruída e seu rei, Sinsariscum, morto. Nínive era a capital da Assíria e antigo centro de adoração ...
Eu não esqueço da minha fé. Nunca. E tem um salmo que me inspira há muitos anos..." e vieram os ventos, a chuva, e nada abateu aquela casa, porque ela havia sido construída sob a rocha." Resumi. Mas esta é minha inspiração.
ResponderExcluirMe conte mais de Paulo no meu ou no seu Blog. Era mestre e Doutor?
Hummmm, bom saber.
Bom dia Eliane,
ResponderExcluirQue salmo bonito e inspirador para momentos de tempestade!
Bem, a figura de Paulo se tornou importante pelas viagens que empreendeu, pelas cartas que escreveu e pela sua fé pessoal.
São Paulo (Saulo) nasceu em Tarso, município de Roma, no início da era cristã. Era de família israelita muito fiel à doutrina e à tradição judaica. Aos 15 anos de idade foi mandado para Jerusalém onde começou a receber a formação destinada aos que pretendiam ser rabinos. Aprendeu a interpretar as escrituras, talvez por isso alguns historiadores o chamem de mestre e doutor (das leis). Dizem que também pode ter aprendido a profissão de curtidor de couro, seleiro.
Se tornou um severo perseguidor dos cristãos mas por volta do ano 32 se converteu. Na estrada de Jerusalém para Damasco ouviu Jesus chamá-lo pelo nome: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Essa conversão foi tão marcante que o levou ao chão e o deixou temporariamente cego. Tomado pelo amor de Jesus, ele então pergunta-Lhe: “Senhor, que queres que eu faça?” E aí começa a sua missão apostolar.
Paulo não conheceu Jesus, o homem, mas teve uma intensa comunhão com o Cristo ressuscitado.
Os judeus acreditavam que o caminho da salvação estava no cumprimento das leis judaicas. E Paulo agora, acreditava que estava na fé. A sua missão estava em fazer todos compreenderem isso.
Paulo disse de si mesmo: “Eu trabalhei mais que todos os apóstolos…”, mas também: “Eu sou o menor dos apóstolos… não sou digno de ser chamado apóstolo”. Acredito que daí venha o nome Paulo, cujo significado é pequeno.
Foi perseguido por Nero e martirizado por ele, assim como São Pedro, ambos em meados dos anos 60 d.C.
Todos os dois eram homens de fé. Um representava a fé na sua solidez e outro, na fé inspirada pelo amor.
Eliane, sorry pelo doutor. rsrsrs !
Bjs e boa terça para todos.