terça-feira, 15 de junho de 2010

Mitologia Africana.

Como hoje o Brasil está voltado para a África, primeiro jogo que a seleção brasileira vai participar nesta Copa de 2010, vou falar sobre a mitologia africana.

Essa mitologia é muito diversificada tendo em vista a extensão do território africano. E a maioria das religiões tradicionais africanas são transmitidas oralmente dificultando assim o seu estudo. Alguns peritos já começaram a reconstruir o pensamento original dessas tradições. Mas há ainda muitas que são tribais e compostas por povos pré-tecnológicos.

As religiões tradicionais envolvem ensinamentos, práticas e rituais que dão estrutura às sociedades nativas da África. Às vezes dentro de uma mesma comunidade pode haver diferenças de percepções do sobrenatural. Mas estão dizendo a mesma coisa.

Seus seguidores reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo, que criou o Universo. E quase todas as histórias referem-se a um Deus, ou o filho de Deus, que uma vez tendo vivido entre os homens foi ofendido por eles e assim, retirou-se (o Deus) para os céus.

Uma parte dessa mitologia atravessou o Atlântico com os africanos escravizados e tornou-se uma mitologia mestiça nas religiões afro-americanas, afro-cubanas e afro-brasileiras.

Dentre as mitologias cito a Fon Daomeana que cultua o Vodu, a Congo e a Yorubá, dos Orixás. Esta última é onde se encontra a gênese de religiões como Santeria, Candomblé, Quimbanda, Umbanda, Batuque entre outras.

O que existe em comum a todas elas são os orixás. O que as difere é a maneira de como se pratica esse culto.

Confira alguns orixás e seus atributos:
* Exu, Orixá- guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
* Ogum, Orixá do ferro, guerra, e tecnologia.
* Oxóssi, Orixá da caça e da fartura.
* Xangô, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.
* Oxumarê, Orixá da chuva e do arco-íris.
* Iansã, Orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio Niger
* Oxum, Orixá feminino dos rios, do ouro e amor.
* Yemanjá, Orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana.
* Nanã, Orixá feminino dos pântanos e da morte.

Mas dentre as mitologias dos povos africanos, há uma curiosa. É a mitologia de Akan, um grupo étnico e linguístico da África Ocidental, que tem como divindade um espírito humano, descrito como uma aranha, ou uma combinação dos dois.

Se é lenda, alucinação, verdade religiosa, já não importa. O fato é que a força de algumas dessas mitologias africanas chegaram às Américas e ganharam espaço na vida e na cultura de outros povos. Influenciaram e ainda influenciam gerações de seguidores constituindo assim uma nova identidade para antigas tradições.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Oi Maria,
    qual é o nome do deus africano?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hely,
    O Deus Supremo para os africanos vai variar de acordo com grupo étnico, religioso, tribo... Mas os nomes mais conhecidos são: Olodumare, Olorum, Ciuku, Ifá... entre outros. E tem as divindades que são os orixás.
    O interessante é que não há templos dedicados ao culto africano. Tudo o que fazem é ao ar livre. A natureza é o templo deles.
    Espero ter te respondido. Me desculpe a demora.
    Abraços.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana