sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Salmo da confiança.

O salmo 23 é um dos salmos da Bíblia mais lidos no mundo. É aquele salmo que nos encoraja, que nos dá força para enfrentar os obstáculos, superar os momentos difíceis e até horas de terror.

Foi escrito por David, que descreve Deus como seu pastor. Aquele que vai nos guiar e proteger.

Faz parte do Antigo Testamento e é provável que tenha sido escrito por volta do ano 1000 a.C. quando David estava num oásis, à noite, cercado por tropas de um rei inimigo.

SALMO 23, David.

1 O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.
2 Ele me faz deitar em verdes pastos:
guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma:
Ele conduz-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
Eu não temeria mal algum, porque tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos:
Unge a minha cabeça com óleo;
minha taça transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida:
e habitarei na Casa do SENHOR para sempre.


Os Salmos retratam a situação em que as pessoas se encontravam naquela época. Seus medos e aflições cotidianas, angústias e desejos. O que não é muito diferente dos dias de hoje. Pois as épocas podem até sofrer alterações com o passar do tempo, mas o espírito humano será sempre o mesmo.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Cecile. Nunca, em nenhum momento, as palavras de um Blog, o seu, cairam como uma luva. Cabem no meu sentimento, no dia de hoje.
    O salmo e a confiança. Obrigada.
    Parece um sinal para persistir.
    Um bom dia a todos.
    "Ainda que eu ande no vale da sombra...não temerei..." Perfeito para os resultados pertubadores desta sexta feira.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!!!
    A gente não está sozinho.
    Nem mesmo quando só temos o computador à nossa frente. E esse salmo nos dá essa certeza, essa confiança.
    Uma sexta feira de muita luz pra você!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Encontrei nesta agenda um espaço para me conduzir dia a dia a uma reflexão do nosso tempo real, tempo interno e da nossa alma: nossas origens, antepassados e o futuro que construimos aqui e agora e que não percebemos. Esquecemos, por essas razões, a essência das nossas vidas. È preciso parar por 5 min. diários para dar o sentido da nossa existência e por quem passa por ela junto de nós. Beijos, Marcia A.M.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Marcia,
    fico feliz que o blog esteja fazendo a diferença, e servindo para momentos de reflexão.
    Interagir com vocês também está sendo muito bom.
    Vamos juntos nessa jornada.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana