sábado, 12 de junho de 2010

Santo Casamenteiro e Pregador.

Hoje é dia de se fazer pedidos a Santo Antonio. Principalmente se você está sozinho(a) e gostaria de mudar essa situação. Faça o pedido a ele hoje, e amanhã o presenteia com lírios como se ele já lhe tivesse atendido. Se não puder levar os lírios para uma igreja, os coloque num jarrinho na sua própria casa perto de uma imagem dele. Pode ser até um santinho de papel.

Há algumas curiosidades a respeito dessa fama de santo casamenteiro. Diz-se que quando houve a disseminação do Cristianismo pela Europa, no início da Idade Média, muitos santos e santas incorporaram atributos e características de crenças antigas e locais.

Realidade histórica ou distorção da mesma, a verdade é que Santo Antonio, também conhecido como Santo Antonio de Pádua, morou os últimos anos de sua vida numa cidade próxima à Pádua, na Itália. E nesta cidade, de Pádua, havia um gigantesco templo dedicado à deusa Ceres, protetora da agricultura e da fertilidade para os romanos. As mulheres de Pádua a procuravam quando queriam arranjar um marido e também para lhes trazer fertilidade. É bem provável que a fama de casamenteiro de Santo Antonio tenha vindo de sua associação com a proximidade de Pádua cuja idolatria à Ceres era grande.

A sua fama enquanto vivo era a de grande doutor do Evangelho e das leis. Um de seus apelidos era "martelo dos hereges". Há muitas histórias na vida deste Santo a respeito de suas pregrações e milagres. Tem o "sermão aos peixes", em Rimini, o "coração avarento dentro do cofre", em Florença, a "mula ajoelhada diante do Santíssimo", em Rimini também, dentre outros.

No entanto, a de casamenteiro acabou se difundindo mais em Portugal e no Brasil do que na Itália, apesar dele ter sido um pregador que arrebatava multidões com as palavras do Evangelho. O Papa Gregório IX o chamava de "Arca do Testamento". Até a sua imagem é retratada com os pés em marcha, um à frente do outro para simbolizar o seu espírito missionário. E ainda o livro em sua mão, representando o Evangelho. Já a criança em seu colo, algumas fontes dizem não ser Jesus, mas a representação das crianças por quem ele tinha enorme predileção. Quando Santo Antônio morreu, o lírio era a flor da estação na cidade de Pádua. Por isso ele ter um ramo dela em sua mãos.

Ele morreu no dia 13 de junho. Amanhã é que é O dia dele. Tanto que as igrejas vêm fazendo ao longo do mês de junho a Trezena de Santo Antonio, culminando amanhã. Mas hoje, dia 12, é O dia de se fazer o pedido amoroso. Até porque, é também Dia dos Namorados. Aproveite então a energia e o pensamento desta data que se voltam para o tema dos enlaces. Mas não esqueça de agradecê-lo antecipadamente. Quem sabe ele não o atenda com mais rapidez.

4 comentários:

  1. Maria, eu prefiro acreditar que ele não tem nada a ver com a deusa romana porque ele sempre atendeu todo mundo que eu conheço e que é devota dele.
    Mas fiquei curiosa com a história da mula que ajoelhou.
    Boa noite pra você.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Santo Antonio. Doutor da Igreja e padroeiro do meu médico Flávio Cure, aquele que acertou de cara meu diagnóstico.
    Adoro sua história. Tenho a maior fé nele . e claro, em minha Nossa Senhora da Penha que me carrega no colo desde que nasci.

    ResponderExcluir
  3. Hely, a história da mula que se ajoelhou é a seguinte: a fama de Santo Antonio de Pádua de flagelo dos hereges era grande. Pois ele tinha um dom de desmascarar calúnias contra a fé Católica e de refutar quem fizesse objeções também. Conta-se que um dia um herege desafiou o então frei Antonio dizendo que se ele provasse que o Corpo de Cristo estivesse de fato presente na Hóstia consagrada, que então ele abjurava da heresia e se submeteria ao jugo da Fé.
    O frei aceitou o desafio e o herege propôs o seguinte: deixaria sua mula sem comer durante três dias e depois a traria à praça para então, na presença de todos, ele a testar. Ofereceria primeiro uma abundante quantidade de aveia para ela comer. Se o animal faminto recusasse a comida e corresse para o Deus de Santo Antonio, então, significaria que esse Deus deveria ser adorado por todas as criatura. Por tanto, ele também o iria adorar de todo o seu coração.

    No dia marcado, a praça ficou cheia de católicos e de hereges. Perto dali, frei Antonio celebrava uma missa. Chega então o herege com sua mula e um comparsa com o alimento preferido do animal. Nesse momento, sai da capela frei Antonio com o Santíssimo Sacramento nas mãos. Todos fizeram um profundo silêncio. Dirige-se para a mula e brada em voz forte:

    - Em nome e pelo poder de teu Criador, o qual, apesar de minha indignidade, aqui seguro realmente presente em minhas mãos, eu te ordeno, pobre animal: vem sem demora inclinar- te com humildade diante d'Ele. Devem os hereges reconhecer que toda criatura presta submissão a Jesus Cristo, Deus Criador, que o padre católico tem a honra de fazer descer sobre o altar!

    Enquanto isso, o dono da mula põe a aveia debaixo da boca do animal incitando-o a comer.

    Mas sem prestar qualquer atenção ao alimento, escutando somente a voz de frei Antonio, a mula se inclina ao ouvir o nome de Jesus Cristo e depois se prostra de joelhos diante do Sacramento de Vida, como para adorá-lo.

    Não é preciso dizer que católicos explodem em manifestações de entusiasmo, enquanto os hereges ficam perplexos e confusos. O dono da mula, honra a palavra dada a Santo Antônio, abjura a heresia e torna-se um fiel filho da Igreja.

    ResponderExcluir
  4. Pedir e ser atendido, é realmente uma dádiva. Não há como não se apaixonar pela vida de um santo que lhe atende um pedido importante, principalmente de saúde.

    Acho que nesses casos a afinidade vai muito além dessa vida. Olha aí eu falando em vidas passadas sobre uma religião que não aceita isso, rsrsrs.

    Mas quem sabe a gente não tenha esses santos tão perto de nossas vidas hoje por termos no passado convivido com eles !?!?!?!

    O mundo dá muitas voltas, não é. Acredito que a vida de nosso espírito também.

    Bom domingo para você Eliane, Hely e todos os devotos de Santo Antonio de Pádua.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana