quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Festa de Deus.


Chamado de Corpo de Cristo, o dia de hoje é uma celebração ao mistério da Eucaristia. A origem desta solenidade remonta ao século XIII quando uma freira teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que a Eucaristia fosse celebrada com mais destaque.

A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230. E em 1247, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

A celebração de Corpus Christi foi decretada pelo Papa Urbano IV em 1264 e escrita por São Tomás de Aquino. Na época, teve pouca repercussão, porque o Papa morreu logo depois. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

No Brasil, a primeira procissão de Corpus Christi foi em 1961, em Brasília. Hoje várias cidades brasileiras organizam procissões que percorrem vias públicas enfeitadas com tapetes feitos de areia ou serragem colorida, formando desenhos religiosos. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, Minas Gerais.

Todos os anos o dia de Corpus Christi acontece em uma data diferente. Isto porque ele é realizado numa quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Só lembrando, Pentecostes acontece 50 dias após o domingo de Páscoa.

Para quem quiser conferir, veja a programação de algumas cidades. E bom dia de Corpus Christi !!!

Veja os tapetes da procissão deste ano.

2 comentários:

  1. Adoro dias santos de guarda. Reflito, reforço a minha fé e fico mais perto de Deus e dos milagres...Quem sabe. Beijo a todos e um dia de paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eliane.

    Milagres acontecem... pensamento positivo. :)

    Beijo e paz para ti também.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana