domingo, 13 de junho de 2010

Ser Pagão no mundo de hoje.

Até as últimas décadas do século passado o termo pagão ainda podia soar de forma pejorativa para quem não tinha seguido uma religião de batismo. Mais especificamente, para quem não era católico.

O termo vem do latim paganus e quer dizer camponês, habitante do interior, aldeão. Uma derivação dele remonta à época dos primeiros cristãos que o adotaram para identificar os não-cristãos. Pois como o cristianismo se propagou mais rapidamente nas cidades, os habitantes do interior foram os últimos a ser convertidos. Sendo que nem todos aderiram à nova religião. Pagão serviria como referência aos camponeses não convertidos.

Em outra derivação, pagão seria aquele que segue religiões e culturas populares panteístas indígenas ou nativas. Inclui também aqueles que cultuam a natureza e a vida por considerá-las sagradas.

Com o passar dos séculos, após a cristianização, esse termo ganhou uma conotação pejorativa. Mas hoje é bem aceito a todos que cultivam uma espiritualidade holística, xamânica e até politeísta.

Na América Latina, o neo-paganismo como alguns autores e pesquisadores o descrevem, começou a crescer a pouco mais de 20 anos quando houve uma crescente procura por temas ligados à bruxaria, magia e ocultismo. Mas na América do Norte e na Europa principalmente, já era um termo muito comum e bem difundido.

A Wicca, por exemplo, é uma versão moderna da tradição religiosa xamânica pré-cristã original que se desenvolveu na Europa. A fé praticada acabou se tornando uma mistura das religiões antigas e novas. E onde muitos santos locais são versões cristianizadas de divindades pagãs, como é o caso de Santa Brígida.

Bem, se você é pagão, neo-pagão, seguidor das religiões da Terra, da Natureza, dos muitos deuses e deusas da Natureza, hoje tem uma feira de produtos pagãos acontecendo em São Paulo.

Os produtos em exposição incluem incensos, estátuas, instrumentos mágicos e de rituais, óleos, cristais, túnicas, jóias mágicas entre outros. Na Feira, também você pode se consultar com oráculos e com profissionais de terapias alternativas.

E se você ainda não conhece a Wicca, é uma boa oportunidade de se aventurar num mundo inspirado nos ensinamentos e valores das Antigas Religiões.

6 comentários:

  1. CECILE,

    A RESPEITO DO TEMA, VOU TOMAR A LIBREDADE DE INCAR-LHE UM LIVRO QUE ACABEI DE LER E É EXTREMAMENTE, INSTIGANTE E TRAZ REVELAÇÕES SURPREENDENTES A RESPEITO DO GNOSTICISMO CRISTÃO NAS SUA ORIGENS.

    O LIVRO É: MADALENA, O ÚTINO TABÚ DO CRISTIANISMO.

    SEU AUTOR É UM TEÓLOGO E JORNALISTA QUE DIRIGE A BIBLIOTECA DO VATICANO:JUAN ARIAS.

    TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR.

    É SURPREENDENTE.

    NÃO CONHECIA O SEU BLOG.

    ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.

    TAMBÉM, APROVEITO PARA CONVIDAR VOCÊ A CONHECER O MEU BLOG:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA NOS ALERTA SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS DISSIMULADOS E ENGANOSOS.

    SE PUDER, CONFIRA E SE QUISER COMENTE, POIS LÁ O MAIS IMPORTANTE É O SEU COMENTÁRIO.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    PS. DESCULPE A CAIXA ALTA, MAS ESTOU COMPROBLEMA NO MEU TECLADO.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, bom dia!
    A História tem muitas histórias que se perderam no tempo. Seja pela incompreensão de quem as reescreveu, seja por intenções outras.
    Infelizmente nós ficamos sem saber a verdade. E esta quando nos chega, muitas vezes são vistas como teoria da conspiração.
    O importante, acredito, é que procuremos a melhor verdade que caiba a nós. Ler, estudar, ouvir as várias versões, tirar nossas próprias conclusões, deixar registrado em livros, (agora temos meios mais modernos e rápidos), mas nunca deixar de procurar.
    Já tinha ouvido falar dessa versão de Maria Madalena. E no trabalho de alguém que teve acesso a documentos antigos, como esse Juan Arias, é bem provável que haja verdades desconhecidas pela maioria. Obrigada pela dica.
    Em tempo, irei com prazer ver e comentar seu blog.
    Um bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do tópico de hoje. Em especial da indicação do Paulo.
    Cecile, cultuar a natureza é ser pagão?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Eliane!

    No meu entendimento através da pesquisa, se você tem como uma religião as forças da natureza e tudo o mais que ela produz, onde pode-se dizer que existe o Deus do Trovão, o dos Mares, a Deusa da Agricultura, da Fertilidade e por aí... acredito sim que podemos dizer que isso é ser pagão. Então ser pagão é não ter uma religião monoteísta, não se curvar a dogmas, e seguir apenas o ritmo holístico da natureza, da vida, do universo.

    Nesse campo, temos Wicca, Bruxaria, Feitiçaria, Magia, Druidismo, Xamanismo, Pageísmo e tantos outros. E também os Antigos Egípcios, Gregos e Romanos que pesquisadores e autores os consideram pagãos pelo seu culto às forças naturais.

    Agora, na maioria dessas vertentes de paganismo, há rituais de iniciação que tanto podem ser considerados análogos ao batismo da religião católica. Pergunto-me então, por que a definição de que pagão, que se encontra no dicionário, é todo aquele que não foi batizado por uma religião (católica)?

    Creio que se deva a uma vontade de que o Catolicismo, no seu processo de expansão, imperasse no mundo como a religião verdadeira, única, absoluta. Os pagãos e os não-pagãos. Com isso o sentido do termo pagão se tornou pejorativo. No entanto, de umas décadas para cá, esse sentido está se distanciando pouco a pouco da realidade dos pagãos verdadeiros. Estamos tendo acesso à sua verdadeira essência.

    Antigamente quando alguém dizia ser uma bruxa as pessoas olhavam com uma certa desconfiança. A memória que a gente tem de bruxa é outra da que as novas gerações vieram a conhecer. Muitas adolescentes de hoje adoram dizer que são bruxas, magas, feiticeiras...

    Os seriados de TV por Assinatura, principalmente os americanos, são grandes responsáveis nisso no sentido de propagar cada vez mais e de formas populares o neo-paganismo, como é chamado. Claro que também livros, reportagens, filmes e afins.

    Eu acho tudo isso ótimo. A diversidade cultural e religiosa do planeta é grande e muito rica e todas têm o seu papel na sociedade em que atuam. Por que discriminar uma, favorecer a outra? Temos que globalizar nossa espiritualidade porque só assim a gente pode ficar próximo do bem maior que cada uma das religiões prometem: seja a paz, a saúde, a felicidade, o amor...

    Espero ter te respondido.
    Um beijo e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cecile!
    Adorei teu blog, trabalho em um espaço holístico em Poa, criei um blog para divulgar sobre o mundo holístico...
    Não tenho o dom com as palavras, então pesquiso informações de livros, revistas e internet. Gostaria de saber se posso postar teus artigos? Claro que indicarei a fonte!!
    Obrigado
    Bianca

    ResponderExcluir
  6. Bianca, que bom que gostou. Pode sim, copiar as postagens. O conhecimento é nosso :)
    Vou visitar seu blog. Sucesso com ele e um bj.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana