quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ioga = unir, atrelar, juntar...

A Ioga que o ocidente conhece é uma forma de exercício que une o corpo e a mente. Mas na verdade, ela se propõe a realizar mais do que isso. Na Índia, de onde se originou há milênios, é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais associada às práticas meditativas do budismo e do hinduísmo.

O que a ioga procura proporcionar ao seu praticante é que ele seja capaz de adquirir um controle psíco-espiritual que resultará num estado de êxtase. E esse estado de êxtase irá conduzi-lo a uma percepção clara e correta do que eles chamam de verdades eternas.

A palavra Ioga vem do sânscrito e tem diversos significados. Para entender bem é melhor focarmos na raiz yuj da palavra. Yuj significa controlar, jungir, arrear, atrelar, prender, juntar, unir...

Exemplificando: ao atrelarmos o boi à uma carga ou jugo, significa que o estamos colocando em condições de trabalho. O mesmo com a ioga. Ao atrelarmos a harmonia interior do praticante de ioga com o Eu Superior, promovemos a união do homem com a Divindade. O praticante iluminado, tem acesso então às tais verdades. Ou melhor, estaria em condições de viver.

E ainda, a prática da ioga ajudaria a prevenir o que eles chamam de dispersões ou oscilações mentais: a doença, a apatia, a dúvida, a negligência, a preguiça, o sofrimento, a angústia entre outras.

Existem hoje dezenas de linhas diferentes de prática de ioga. Todas elas propõem caminhos diversos mas para se alcançar os mesmos objetivos. O importante é procurar seguir aquela que combina melhor com você.

Para quem se interessar e puder, nesta quarta-feira, dia 16 de junho, haverá uma aula de “Yogaterapia aplicada ao Yoga”, no bairro do Humaitá, Rio de Janeiro.

A imgaem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Sabe, vc me lembrou meu pai. Desde os meus 19 - faz tempo - ele recomendava a ioga pra mim.
    Dizia que só este exercicío e prática me acalmariam.
    Será que está em tempo?
    Desculpe querida, mas estes dias tem sido desafiadores. Acho que vou tentar a ioga. beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Eliane.
    Dou a maior força pra vc fazer ioga.
    A tônica dela, é a respiração. Essa é a palavra chave da ioga. Os exercícios vão trazer essa calma pra você na medida em que aliar a respiração com as posições etc.
    Como a gente pensa em fazer as coisas e acaba não fazendo... correria da vida... o primeiro passo a gente pode dar antes de decidir se entra ou não num curso de ioga.
    Recomendo uns minutos de boa respiração em casa. Ao acordar, ao dormir, e a qualquer hora que sentir vontade.
    Uma música bem tranquila e uns 10 a 15 minutos de respiração profunda e relaxante. No início a gente não se concentra direito. Mas depois, a gente aprende a relaxar a partir da respiração.
    Procura tirar esse tempinho pra você, Eliane. Talvez lhe ajude a enfrentar esses desafios. Biejos e muita força pra ti.

    ResponderExcluir
  3. P/ Geraldo (GEN) = Ioga! Unir, atrelar, juntar, tudo de bom, a meu favor! Sempre!...

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana