terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia Mundial dos Oceanos.


Salve Iemanjá, Rainha do Mar, Netuno ou Poseidon, Senhores dos Mares, as 50 nereidas, suas filhas, as ondinas, elementais das águas e as mitológicas sereias!

Hoje é o dia do habitat desse “povo” todo. É o Dia Mundial dos Oceanos oficializado pelas Nações Unidas a partir de 2009. Mas que já vinha sendo comemorado, mesmo que de forma não oficiosa, desde 1992 quando o Governo do Canadá o propôs durante a ECO-92, no Rio.

O tema deste ano é Oceanos da Vida. Nem preciso falar da importância dele. Mas não se engane de que este dia foi instituído para festejar sua existência e tudo a que ela nos contempla. Não!

É um dia para se refletir a ação do homem sobre esse vasto bioma que representa 70% do nosso planeta com uma biodiversidade que clama por atenção. Da sua preservação depende a sobrevivência do homem na Terra. Aliás, de todos os seres vivos.

Em várias partes do mundo realizam-se hoje eventos e atividades que dizem respeito à interação do homem com os oceanos. Você pode acompanhar algumas delas através do site The Ocean Project.

E ainda, se sentir um peixe entre os peixes ao assistir o documentário francês Oceanos. São imagens fantásticas que necessitaram de quatro anos de filmagens em mais de cinquenta localizações diferentes. Veja a programação.



Em tempo, a Faculdade de Formação de Professores da Uerj vai promover hoje em Niterói atividades de conscientização na praia de Icaraí, em frente a rua Miguel de Frias. Serão distribuídos folhetos informativos também sobre a saúde dos oceanos e da qualidade das praias de Niterói. Confira aqui a programação.

Faça a sua parte, divulgue o dia de hoje e denuncie ações predatórias e criminosas no mar. Quem sabe dentro de poucos anos ao invés de ser um dia de reflexão, 8 de junho se torne um dia de festa.

Pós-POST.

4 comentários:

  1. Boa tarde,
    você já ouviu falar da sopa de plástico no oceano pacífico?
    Dá dó de ver as imagens. Como pode uma coisa dessas. Eu fiquei chocada, Maria.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Hely.
    A gente custa a acreditar que é o próprio homem que faz essas coisas.
    Segue um link da matéria que saiu no Fantástico para quem quiser ver, intitulado Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico.
    Bjs.
    http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecile, atualizei o Blog com uma homenagem mais do que justa e que com certeza tem tudo a ver com o que você escreveu em sua apresentação pessoal. Nesta sexta-feira, dia 11 de Junho, celebramos o centenário do capitão Jacques Cousteau, um ícone mundial na investigação, divulgação, defesa, desenvolvimento tecnológico e muito mais ligado ao mar e ao equilíbrio Home-Ambiente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito Interessante a história do Capitão.

    Já a coloquei no site do AE e também fiz um Pós-POST no Blog.

    Muito sucesso na sua jornada.

    Bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana