quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aqui e Agora, ZEN.

Hoje eu vou pedir que você faça um exercício. Leia estas frases e medite sobre elas. São pensamentos inspirados na filosofia do zen-budismo.

Medite por alguns segundos cada uma, o que querem dizer. Mas não coloque emoção no pensamento. Apenas as escute dentro de você. E nem pense em usar a razão na busca de uma compreensão.

- Os mestres lhe abrem a porta. Mas é você que deve atravessá-la.
- Você deseja ser livre? Então, tem que desatar os nós. Resolva as pendências, aqueles pequenos nós no trabalho, na família e nas relações afetivas. Vá se livrando das coisas mal resolvidas, dos sentimentos amarrados e, aos poucos, você se libertará.
- Tenha medo de coisas reais. Você vai sentir medo quando se deparar com um leão. Mas não tenha medo da possibilidade de um dia encontrar um leão.
- Todas as pessoas no mundo buscam a felicidade, mas a felicidade não se encontra porque ela não está perdida. A felicidade é a maneira como enfrentamos as situações. Saber encarar as constantes mudanças e transformações da vida é o caminho para a felicidade.
- Há o caminho, mas ninguém para percorrê-lo.

Estas frases são do livro Aqui e Agora – 100 pensamentos zen-budistas para uma vida melhor, do escritor e jornalista Bruno Pacheco.

Na realidade, estas frases são pequenos koans. Contém aspectos que são inacessíveis à razão. Podem vir na forma de uma narrativa, diálogo, questão ou afirmação. O objetivo é que o aspirante a zen-budista encontre a iluminação.

E você, conseguiu?

4 comentários:

  1. Eu já li esse livro.
    Tem uma frase que é mais ou menos assim:
    O pássaro voa sem esforço, o peixe também não faz esforço para nadar. Então por que não podemos viver sem esforço?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cecile pelas citações. Vou voltar a praticar o que escrevo (rsrs). Você sabe que a vida e feita de ciclos, picos e vales, como dizem os mestres budistas. Beijo pra vc, sucesso com o blog e gassho!
    Bruno Pacheco

    ResponderExcluir
  3. Rafael, boa lembrança. Às vezes a gente rema até contra a maré, não é! rsrsrs.

    Bruno, tem toda a razão, a vida é feita de altos e baixos, picos e vales. E em cada um desses "andares" a gente pode tirar lições pois todos são importantes. Cada um do seu jeito.

    E o que a gente faz com estas lições é que nos contam a nossa história.

    Eu acredito na sua.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. P/ Geraldo (GEN) = Que eu esteja e fique ZEN, quando for melhor para mim! Sempre!...

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana