quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eurydice, musa de Orfeu.

Hoje celebra-se o dia de Eurydice, a amada de Orfeu. Ela era uma ninfa dríade, que inspirava o espírito das árvores, o carvalho. Tinha o rosto delicado e um passo tímido.

Conta a mitologia que Orfeu, filho de Apolo e da Musa Calíope, se apaixona pela ninfa e chamam Himeneu, deus do casamento, para abençoar-lhes a união. Mas Himeneu pressente que a felicidade de ambos durará pouco.

Logo depois das núpcias um sátiro vê Eurydice no campo e se encanta por ela. Tenta conquistá-la. E em fuga, assustada, pisa numa serpente que lhe pica o pé.

Não conseguindo permanecer viva, Eurydice é levada para as profundezas de Hades. Desesperado, Orfeu canta súplicas que fazem chorar até deuses e ninfas.

Seu canto era tão triste que ele consegue atravessar os portões do inferno fazendo todos os habitantes do submundo partilharem de sua dor. Hades comovido, cede e permite que Eurydice volte ao mundo dos vivos mas impõe uma condição: no caminho, Orfeu deve ir na frente e não olhar para trás.

Já chegando próximo à superfície, o coração inquieto de Orfeu não aguenta. Ele precisa ver seu amor e a procura com os olhos. Mas ao se virar para trás, Eurydice é arrebatada pelas trevas sendo tragada na escuridão com os braços estendidos para Orfeu.

Ele tenta mais uma vez salvar-lhe a vida mas não lhe permitem entrar novamente no mundo dos mortos. Então passa a viver à margem com seus lamentos aos rochedos e às montanhas.

Entregue à lembrança de seu infortúnio, Orfeu provoca a ira das donzelas Trácias que queriam seduzi-lo. Elas lhe atiram dardos que caem inermes aos seus pés. A música de Orfeu amansava até pedras que lhe fossem atiradas. Mas com a gritaria das mulheres o som da sua lira foi abafado e os projéteis a ele lançados o atingiram.

Orfeu finalmente vai ao encontro de Eurydice. E desta vez poderia contemplá-la sem ser castigado. Esse mito de Eurydice e Orfeu fala sobre a força do tempo, do momento oportuno para nos conscientizarmos e do valor da música como agente de transformação.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. "Do valor do tempo, do momento oportuno..." Este seu final mexeu comigo. Que lilnda história. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane. Os mitos sempre têm algo a nos dizer.
    Orfeu não resistiu e olhou para trás. Será que se não tivesse se virado Eurydice teria conseguido chegar á luz do sol? Essa passagem é para mostrar que às vezes a gente está no caminho certo mas lá no fundo temos uma dúvida, (será que ela está atrás de mim, pensou Orfeu), e nos viramos pra dentro de nós mesmos procurando respostas.
    E Eurydice não poderia de qualquer forma voltar à vida pois não há caminho de retorno consciente. O que está feito está consumado e não pode ser revertido.
    A superação das coisas irreversíveis e o entendimento profundo delas só a experiência da própria vida poderá nos dar.
    Penso que ele olhou para trás, querendo ver a sua alma e entendeu que não poderia trazer de volta sua amada. Depois o tempo que ele precisou se conscientizar... para enfim, encontrá-la de novo.
    É uma história bonita mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana