sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hoje é dia de Fortuna.

Uma deusa romana que trazia com ela a sorte fosse esta boa ou má. Em algumas figuras ela era retratada segurando um leme de timoneiro, com o qual poderia dirigir o destino dos homens, uma cornucópia por onde fluía toda a abundância e um globo que simbolizava a oportunidade.

Mas a roda foi o símbolo mais usado da deusa pois servia como um lembrete de que a sorte pode não durar muito. Em um momento ela está no alto, em outro, em baixo. Isso quer dizer que não há certezas na vida a não ser a própria incerteza.

Era filha de Júpiter e Roma dedicava-lhe o dia 11 de junho. Naquela época os escravos eram excluídos das celebrações e dos ritos religiosos. Mas tinham permissão para assistir a este Festival dedicado à deusa da Fortuna. Uma forma de demonstrar que a sorte não respeita hierarquia e nem condição social.

Na mitologia grega, recebe o nome de Tique. A deusa que simbolizava tudo o que havia de bom e de ruim na face da terra, de forma aleatória, pois era representada com os olhos vendados, tal qual a figura da Justiça. Significava que todos os seres humanos tinham a mesma oportunidade de viver os ciclos da sorte e da má sorte que essa deusa trazia.

Muito conhecida é a carta de tarô da Roda da Fortuna. É a carta de número 10. O um (1) representa o primeiro passo, o movimento. E o zero (0) o fim, o retorno ao potencial absoluto.

Em algumas ilustrações de cartas de tarô vemos a roda dividida em 4 partes, como os pontos cardeais que representam a jornada do sol. Essa ilustração remonta à história do imperador Valeriano que em 260 d.C. foi humilhado pelo rei Shapur, da Pérsia. Foi o único imperador a ser preso e feito cativo. As representações enfatizam bem essa dualidade e instabilidade. Pode-se ler na carta: eu irei reinar, eu reino, eu reinei e eu não tenho reino.

A lição de que se tira disso é que o importante não é o que acontece com a gente, mas como lidamos com isso e o que aprendemos disso.

Originalmente a deusa da Fortuna estava ligada às mulheres. Era a protetora das colheitas e dos rebanhos além de auxiliar as mulheres na hora do parto. Tempos depois é que se tornou a personificação da sorte. Por que será?

De qualquer forma, hoje é um dia perfeito para se desejar a boa fortuna. Separe 11 moedas douradas e pingue umas gotinhas de óleo aromático nelas. Mostre-as ao sol para que brilhem por uns segundos enquanto mentaliza este brilho sendo atraído para você. Depois guarde as moedas num saquinho ou as embrulhe num lenço. Leve consigo durante todo o dia e no dia seguinte, dê as moedas para alguém necessitado.

Você estará fazendo o ciclo da Roda, do ir e vir, do ter e não ter, e ao mesmo tempo deixando fluir a sorte boa.

4 comentários:

  1. Quando jogam tarot pra mim e sai essa carta sempre me dá uma aflição. acho que é isso porque pode dar a má sorte.
    bom final de semana, Maria.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Hely, a carta da Roda da Fortuna tem esse perfil. Mas a gente tem que ficar atenta porque faz parte de um ciclo. e se está na fase menos afortunada, em breve, irá mudar. O importante é não ficar parada. Pensamentos positivos, atitudes conscientes nos ajudam a virar o "jogo".
    Boa sorte e bom final de semana também!

    ResponderExcluir
  3. Temos também a Deusa Lakshmi, deusa da Fortuna na Índia.....
    Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta', e ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade.

    Oração


    Lakshmi, Deusa da Fortuna e Abundância,
    Das riquezas de Deus no alto,
    Teus tesouros vindos do Sol
    Derrame sobre nós!
    Coração com a Luz sintonizado,
    Poder para do céu trazer
    Riqueza que o plano expande para todos os homens
    Dos Mestres Ascensionados !
    Afina nossa consciência com a tua!
    Amplia nossa visão e faz-nos ver
    Que a riqueza é para todos os de Fé
    Que chamam Deus e pedem para o chamado descer.
    Que desça nós, mandamos,
    Farto MANÁ da mão de Deus com igualdade
    Para que aqui como no alto,
    Expressando Amor a Deus,
    Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade!
    Assim seja e assim é!

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado, Teresa.
    E esta oração é muito bonita, bem poderosa.
    A façamos em voz alta.
    Obrigada pela contribuição.
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana