sábado, 10 de março de 2012

Deus e o Infinito.


Do Livro dos Espíritos: Livro I: As Causas Primárias - Capítulo 1 – Deus

1- Deus e o Infinito

1. O que é Deus?
— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas(1)

2. O que devemos entender por infinito?
— Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido; todo o desconhecido é infinito(2).

3. Poderíamos dizer que Deus é o infinito?
— Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de suas inteligência.

Comentário de Kardec: Deus é infinito nas suas perfeições, mas o finito é uma abstração; dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela mesma, definir uma coisa ainda não conhecida, por outra que também não o é.

(1) As frases em itálico que seguem às perguntas são as respostas dadas pelos Espíritos.Suprimimos as aspas, por considerá-las desnecessárias. As notas e explicações de Kardec, intercaladas no texto, são compostas com fonte e tamanho diferentes, de maneira que não há possibilidade de confusão. (N. do T.)

(2) Os Espíritos se referem ao Universo. Tudo quanto nele conhecemos tem começo e tem fim; tudo quanto não conhecemos se perde no infinito. Aplicação da expressão francesa:passer du connu a I’inconnu. (N. do T.)

Esse é um trecho do Livro dos Espíritos, primeiro Livro da Codificação Espírita feita por Allan Kardec, que  estará sendo postado aos poucos no Blog Agenda Esotérica.

Um comentário:

  1. Olá!
    Definir Deus!
    Cada pessoa tem uma maneira de definir Deus... Natureza (mais impiricamente), Vida... Inteligência,Meu semelhante (Deus habita nele) em consequência ele contém Deus....
    Para mim Deus é Deus não há definição.
    Bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana