sábado, 23 de julho de 2011

O Rei Leão.


O Leão é um dos 12 signos do zodíaco cujo período compreende 23/07 a 22/08. É uma das figuras mais utilizadas na heráldica. Também é visto nos brasões de armas de diversos países e famílias nobres. Na mitologia grega e romana, o Leão de Neméia foi o primeiro trabalho de Hércules. Sua imagem está associada ao poder, à justiça e à força. Além do orgulho e da autoconfiança, é um símbolo solar.

Seu apelido é “Rei dos Animais” pois está no topo da cadeia alimentar dos animais que habitam em terra seca. São sociáveis entre si. Uma alcateia pode ter até quarenta leões.

 Atualmente existem leões selvagens na África Subsaariana, na Ásia e também na Floresta de Gir, na Índia. Eles vivem em média entre 10 e 14 anos na natureza. Quando em cativeiro, podem chegar a mais de vinte anos. Na natureza eles estão sempre expostos à perigos e à brigas com outros animais cujos ferimentos lhe diminuem a longevidade. Eles geralmente caçam grandes mamíferos como antílopes, zebras e javalis. Dizem que sua maior inimiga são as hienas.

Na língua românica, Leão deriva do latim leo. Na língua hebraica, é lavi.

Desde a Antiguidade, o Leão vem sofrendo extinção. Na Grécia, por exemplo, entrou em extinção por volta do ano 100 d.C. e no Cáucaso, seu último local na Europa, foi por volta do século X, mas sobreviveram em considerável número até o começo do século passado no Oriente Médio e no Norte da África.

Em 1979, a figura de um Leão foi usada numa campanha publicitária sobre a fiscalização da Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda. O Leão acabou se tornando uma metáfora muito usada pelos meios de comunicação: “prestar contas com o Leão”.

No cinema, o desenho animado O Rei Leão, lançado em 1994, foi a 32ª maior bilheteria da história e a maior de um filme de animação tradicional, até Procurando Nemo em 2003. Também é o 32º filme de desenho animado em longa-metragem produzido pela Walt Disney Pictures. Sua história foi inspirada da peça Hamlet, de Shakespeare. Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. E o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Veja o vídeo sobre esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana