sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ônfalo, Centro do Mundo.

Ônfalo é uma pedra arcaica do período helenístico ou romano cujo símbolo é o centro do mundo. O desenho em alto relevo é o de uma rede e sobre ele haviam duas águias de ouro, que já não existem mais. Muitos Ônfalos foram colocados ao longo da bacia mediterrânea mas o mais famoso era o do Santuário de Delfos.

Delfos era considerado o centro do mundo. Era o Templo de Apolo. Conta a mitologia que Zeus teria mandado colocar um Ônfalo em Delfos determinando o centro do mundo. Também de acordo com o mito, acreditava-se que esta era a pedra que Rheia teria dado à Cronos embrulhada numa manta no lugar de Zeus, seu filho. Cronos devorava seus filhos assim que nasciam e Zeus conseguiu escapar desse destino. Mais tarde Zeus consegue fazer com que o pai libertasse seus irmãos e também a pedra que o salvara.

Ônfalo é uma palavra grega que significa umbigo. Também é chamada de pedra-umbigo.

Algumas tradições antigas acreditam que foi no Ônfalo que aconteceu a criação do mundo. Para o historiador e geógrafo grego Pausânias, o Ônfalo é o centro cósmico onde se dá a comunicação entre o mundo dos homens, o mundo dos mortos e o mundo dos deuses.

Também no dia de hoje...

3 comentários:

  1. Olá!
    ...Quanto há ainda para se conhecer, aprender e compartilhar...
    Obrigada por dividir o que sabes....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    É verdade... há muitas coisas na vida que ainda desconhecemos. Vamos aos poucos desvendando seus mistérios.
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Alguém poderia dizer porque Joyce usou esta palavra no Capítulo I do "Ulisses"?

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana