segunda-feira, 8 de abril de 2013

Santa Júlia Biliart


Hoje é dia de Santa Júlia Biliart. Nascida a 12 de julho de 1751 em Cuvilly, França, foi uma santa católica fundadora da Congregação de Notre Dame de Namur. Morreu a 8 de abril, em Namur, na Bélgica. 

Filha de camponeses pobres e muito religiosos, Júlia sempre precisou trabalhar para ajudar na família. Mas mesmo com todas as suas ocupações, encontrava tempo para visitar e ajudar enfermos e abandonados.

Perto de completar 20 anos, presenciou um atentado contra seu pai. Um homem disparou um fuzil contra ele e Júlia, em estado de choque, ficou com paralisia nas pernas. No período na Revolução Francesa, devido às perseguições que sofreu, perdeu a fala.

Em 1793 teve uma visão na qual viu um grupo de mulheres "vestindo roupas estranhas" e escutou uma voz que dizia: eis as filhas que te darei num Instituto que será marcado com a minha cruz." Quando o Terror acabou, recobrou a fala e conheceu a Viscondessa de Gézaincourt, Maria Luísa Francisca Blin de Boudon, que seria sua amiga e colaboradora.

Junto com a Viscondessa, fundaram o Instituto de Nossa Senhora, atual Congregação de Notre Dame de Namur, cujo objetivo era o cuidado espiritual de crianças e a formação de catequistas. 

Em 1804, fazendo uma novena do Coração de Jesus, junto com um padre, voltou a andar no quinto dia. Com a saúde restabelecida, consolidou e expandiu sua obra.

Um comentário:

  1. Olá!
    Minha querida amiga, tenho entrado rapidamente nem todas as postagens tenho conseguido ler... estou cuidando da minha mãe que está dodói.... A insuficiência cardíaca está muito severa... Repito:as orações me fazem bem lei-as em forma de prece... por isso nem sempre comento.
    Continuo a te admirar muito.
    Bjs
    Obs: o blog está lindo.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana