quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Fio de Ariadne.

Hoje na Grécia, é dia das Ninfas e celebra-se Ariadne.

De acordo com a mitologia, Ariadne era filha de Minos, rei de Creta. Foi ela quem deu à Teseu um novelo de linha para que não se perdesse no labirinto de Minos, pois ao desenrolá-lo poderia encontrar o caminho de volta.

Teseu foi mandado à Creta para entrar no labirinto construído por Dédalo. Era um labirinto tão bem projetado que quem se aventurasse nele não conseguia sair e era devorado pelo Minotauro.

Mas o Oráculo de Delfos revelou à Teseu que para ele sair vitorioso do labirinto, deveria ter a ajuda de um amor. E é aí que Ariadne entra na história. Ela se apaixona por ele e tenta ajudá-lo. Teseu não sentia o mesmo amor, mas reconheceu sua única chance de vitória e aceitou o novelo de linha.

Após matar o Minotauro, Teseu levou consigo Ariadne. Mas quando passou pela ilha de Dionísio, teve que deixá-la lá. Ariadne desconsolada acabou se casando com Dionísio, que a fez líder de suas ninfas.

Ariadne e Dionísio tiveram muitos filhos. Mas durante o parto do último filho, Ariadne não resistiu e morreu. Depois foi transformada na Constelação de Aridella.

Um comentário:

  1. Teseu sonhou que se levasse Ariadne consigo, Dionísio o mataria. Por isso ele deixou Ariadne na ilha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...