quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Parcas Romanas, Moiras Gregas.

No antigo calendário Romano, Dezembro era o décimo mês chamado de Decem. O nome é uma homenagem à deusa Décima, uma das Senhoras do Destino.

Esta Deusa era uma das três Parcas, que em Roma, decidiam o curso da vida humana. Elas decidiam questões como vida e morte de tal forma que nem Júpiter podia interferir ou contestar.

Nona, a primeira Parca, tecia o fio da vida. O nascimento. Décima, a segunda Parca, cuidava da extensão dessa vida e do seu caminho. Era ela quem fiava a sorte. A terceira Parca, chamava-se Morta e era ela quem cortava o fio da vida. Era a que não voltava atrás.

Os meses do calendário atual foram adaptados do antigo calendário lunar. Se analisarmos sob esse aspecto entendemos o significado do nome das Parcas, que vem do verbo parir, dar à luz.

Uma gravidez humana, por exemplo, dura nove luas e não nove meses. Portanto, a Nona (lua), é a Parca que tece o fio da vida no útero materno. A Décima (lua), é a do nascimento, o cordão umbilical sendo cortado, o começo de uma vida terrena. E Morta, é a Parca que preside a outra extremidade da vida, o seu próprio fim que pode acontecer a qualquer momento.

Estamos então no período da décima lua. É o momento de revermos essa vida que embalamos durante esse tempo seja no campo das realizações profissionais, dos relacionamentos, da saúde, do caminho espiritual e fazermos um balanço.

Se puder, medite sobre o que conquistou durante essas nove luas e o que não vingou. Crie uma nova imagem de futuro de acordo com o resultado obtido e boa sorte, a ser lançada pela deusa Décima.

A imagem veio daqui.

Um comentário:

  1. OLÁ MARIA CECILE,

    TÃO SUMIDA!

    QUE PENA.

    BEM...É UM DIREITO SEU.

    LEMBRO, NO ENTANTO, QUE É TEMPO DE ALEGRIA E DE HUMOR.

    ENTÃO ,CONVIDO PARA VSITAR OS MEUS BLOGS:” HUMOR EM TEXTO”, COM A CRÔNICA: TEREZA MARGARIDA , A DEBUTANTE QUE NÃO DEBUTOU”.

    E AINDA, NO OUTRO BLOG: “COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO”, A CRÔNICA

    “QUERIA A OPINIÃO SINCERA DE VOCÊS”

    E NO BLOG: “FOTOFALADA”, FOTOS COM LEGENDAS PARA VOCÊ SE DIVRTIR,.

    TODOS SÃO DE HUMOR E...DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana