domingo, 26 de julho de 2020

Dia dos Avós, Sant'Ana e São Joaquim


Sant'Ana e São Joaquim, foram pais de Maria, mãe de Jesus. Hoje se comemora os dois santos por terem tido o mérito e a virtude de terem dado ao mundo a mãe do Filho de Deus encarnado.

Segundo as escrituras, Sant’Ana pertencia à família do sacerdote Aarão e Joaquim, à família do rei Davi. Conta a história que São Joaquim foi censurado por um sacerdote por não ter filhos. Sua esposa já era idosa e considerada estéril. Mas a fé de São Joaquim o fez ir até o deserto para rezar e fazer penitência. E foi no deserto que um anjo lhe apareceu dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Pouco tempo depois de Joaquim voltar para casa, Sant'Ana ficou grávida. A longa espera para terem um filho foi recompensada pois Maria, filha de Sant'Ana e São Joaquim, foi a escolhida para gerar Cristo, o filho de Deus. 

No oriente, Sant’Ana e São Joaquim foram cultuados desde os primeiros séculos da nossa Era. Já no ocidente, o culto remonta ao século VII quando suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla e distribuídas para várias igrejas na Europa. A maior parte das relíquias estão na Igreja de Sant’Ana, na Alemanha.

A festa litúrgica de Sant’Ana foi instituída em 26 de julho pelo Papa Gregório XIII, em 1584. Na década de 1960, o Papa Paulo VI acrescentou a esse dia, a comemoração de São Joaquim. Por isso, nesse dia, comemora-se também o Dia dos Avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana