segunda-feira, 20 de julho de 2020

Santa Vilgeforte


Santa Vilgeforte, também conhecida como Santa Liberata, nasceu na Lusitânia, hoje Portugal, em 119, mas seu culto, se intensificou a partir do século XIV de forma lendária.

De acordo com a lenda, Vilgeforte foi prometida em casamento para um rei pagão. Mas ela não desejava se casar. Queria seguir a vida religiosa e rezou pedindo a Deus que se tornasse repugnante fisicamente. No dia seguinte, quando acordou, estava com barba. Suas súplicas foram ouvidas pois seu noivado foi cancelado. No entanto, seu pai ficou furioso e ordenou que Vilgeforte fosse crucificada.

Apesar de ter sido bastante popular na Idade Média, no século XVI, essa lenda perdeu força. Mas no século XX, na Baviera, Áustria, norte da França e Bélgica, Santa Vilgeforte voltou a ser venerada. Na Argentina e no Panamá, ela é chamada de Santa Librada.

O dia da sua festa litúrgica é 20 de julho. É retratada com barba e vestindo uma túnica azul cumprida. Historiadores de arte defendem que o culto à Santa Vilgeforte tenha se originado em imagens de Cristo crucificado vestindo uma túnica azul. E que, séculos depois, após ser levada por peregrinos e comerciantes para a Europa Setentrional, criaram uma narrativa para explicar o Cristo andrógino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana