terça-feira, 14 de julho de 2020

Santa Índia de Nova York

Santa Kateri (Caterina) Tekakwitha é a primeira índia norte-americana a ser venerada na Igreja Católica. Ela nasceu em 1656 em Ossernenon, Confederação Iroquois, onde atualmente é Auriesville, uma aldeia que fica a nordeste da cidade de Glen, no Condado de Montgomery, em Nova York. 
Quando criança, foi a única de sua família a sobreviver à varíola. Seu pai era um chefe moicano e sua mãe, uma índia cristianizada. Após ficar órfã, foi morar com um tio e se aprofundou na religião de sua falecida mãe. Aos 19 anos, entrou em contato com missionários jesuítas do Canadá e um ano depois, recebeu o batismo católico romano. Não quis se casar, preferindo fazer voto de castidade. Após a sua morte, aos 24 anos de idade, vários milagres foram atribuídos a ela. Ficou conhecida pela sua castidade e pelo hábito de se mortificar. Suas atribuições são os lírios, a tartaruga e o Santo Rosário. 
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 1980, e canonizada em 21 de outubro de 2012, na Basílica de São Pedro pelo Papa Bento XVI. Sua festa litúrgica é 14 de julho nos Estados Unidos e 17 de abril em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana