quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Caaba Sagrada.

A Caaba, também chamada de A Casa Sagrada, fica localizada dentro da Grande Mesquisa, em Meca. É o local sagrado mais importante no Islamismo e onde é proibida a entrada de não muçulmanos.

Consiste num simples cubo de pedra no centro do pátio. É a primeira construção em nome de Alá simbolizando sua presença dentre os fiéis.

Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia voltados para Meca. Peregrinos circundam a Caaba sete vezes seguindo os sete aspectos divinos.

Na ponta leste do Caaba está a Pedra Negra, um fragmento de meteorito. A Caaba é revestida de um couro preto pois olhar para ela é considerado falta de respeito.

Conta a história que Deus ordenou a Abraão e Ismael que construíssem a Caaba. E quando acabassem, convocassem toda a humanidade para visitar o local. Quando eles chegaram ao seu destino, gritaram: “Eis-no Aqui ó Senhor”.

Também nesta data....

4 comentários:

  1. Complementando,
    A palavra Caaba significa “construção quadrada”. Possui 12m de comprimento, 10m de largura e 15m de altura. É feita de pedra cinzenta e mármore. Está sobre uma plataforma e coberta por uma colcha de brocado preto, bordada a ouro com versos do Corão sagrado. No seu interior há candeeiros suspensos de prata e ouro que dão um aspecto sagrado à Pedra Negra.
    A origem dessa pedra é um mistério. Geólogos acreditam que seja de origem meteórica. Ela tem a forma oval com aproximadamente 18 cm de diâmetro. Há uma lenda que diz que a pedra caiu do Céu no Jardim do Paraíso e foi oferecida à Adão, depois de Deus tê-lo expulso do Éden, para absolver seus pecados. Ainda de acordo com a história, a pedra era originalmente branca mas ficara preta por ter acumulado os pecados dos homens.
    Segundo a tradição, a Pedra foi dada à Abraão pelo Anjo Gabriel. Como a esposa de Abraão parecia ser estéril, ele teve um filho chamado Isamel com Agar, uma escrava. Anos depois, sua esposa ficou grávida e deu à luz a Isaac. Abraão teve que levar para longe Agar e Ismael. No deserto, já quase sem água, Isamel arrastou o calcanhar na areia e viu brotar água limpa e fresca. Nesse lugar construiu um Santuário com a Pedra Negra incrustada em sua parede. A água atraiu viajantes e com isso, o comércio prosperou. Com o tempo, a Caaba acabou se tornando o local mais sagrado do Islamismo.

    ResponderExcluir
  2. Your post is providing some really good knowledge.Das curvas sinuosas de Oscar Niemeyer a importantes obras arquitetônicas Mármore Nuvolato

    ResponderExcluir
  3. Your post is providing some really good knowledge.Das curvas sinuosas de Oscar Niemeyer a importantes obras arquitetônicas Mármore Nuvolato

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana