segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia de São Cristóvão.

Hoje é dia de São Cristóvão. Santo padroeiro dos atletas, marinheiros, barqueiros e viajantes.

Várias lendas são atribuídas a ele. Mas a mais popular conta a história de um rei pagão, em Canaã, e de uma devota à Virgem Maria que tiveram um filho dando-lhe o nome de Reprobus. Este cresceu e resolveu servir somente aos mais fortes e bravos.

Na sua busca para encontrar tais indivíduos, acabou servindo a um rei poderoso e também a outro que alegava ser o próprio Satanás. Mas por achar que faltava coragem a ambos, pois um temia o nome de Satã e outro se assustava com a visão de cruzes resolveu ser educado por um eremita que lhe ensinou a fé cristã e o batizou.

Reprobus não quis jejuar e rezar para Cristo mas aceitou ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso. Certo dia ao fazer a travessia de uma criança sentiu que ela ficava cada vez mais pesada. Era como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Quando chegou na outra margem, a criança revelou ser o próprio Cristo.

O nome Cristóvão significa “aquele que carrega o Cristo”. A criança pediu à Reprobus que fixasse seu bastão na terra e na manhã seguinte, apareceu no mesmo local uma palmeira. Foi um milagre que converteu muitos pagãos ao cristianismo. Tal feito, despertou a fúria do rei da região e Reprobus foi preso, martirizado e decapitado.


3 comentários:

  1. Oração de São Cristóvão!

    Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

    São Cristóvão, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    ....Que São Cristóvão proteja todos os que precisam usar a estrada,para estudar, trabalhar, viver e passear.
    Bjs
    Tenha uma linda semana, quarta-feira faço a segunda quimio , então fico um pouco ausente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vera, Boa noite!
    Uma boa semana pra você também.
    Vamos estar em oração para que essa etapa seja tranquila e você se recupere logo.
    Um beijo pra ti, fique bem!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana