domingo, 3 de julho de 2011

Papa São Leão II.

São Leão II foi um Papa italiano da Igreja Católica Apostólica Romana entre o ano 682 e 683. Ele nasceu na Sicília e estava substituindo o Papa São Ágato.

Tinha o porte atlético. Era eloqüente e conhecia muito bem o grego e o latim. Era também perito em cantos e salmos, mestre de ciências.

Ficou só dez meses como pontífice, mas o suficiente para ser venerado como santo após sua morte. Sabia como confortar os pobres dando um forte socorro espiritual e temporal.

Para preservar a paz com os orientais, confirmou o VI Concílio Ecumênico em que seu antecessor havia participado. E procurou atenuar as acusações feitas ao Papa Honório na questão monoteísta, em que fora condenado por heresia.

Papa Leão II fez prescrições sobre o ósculo da paz, uma tradição antiga em que os fiéis se beijam na Igreja em sinal de perdão das ofensas. Também acolheu com paternal afeto muitos hereges arrependidos.

Há uma lenda que diz que São Leão II morreu após um célebre eclipse da lua, que durou a noite toda de uma Quinta-feira Santa.

3 comentários:

  1. Complementando...
    São Leão II foi eleito poucos dias após a morte do Papa Ágato. Só que o Imperador, em Constantinopla onde era o centro do Império na época, se opôs à sua posse por não ter tido tempo de participar na escolha da sucessão do pontificado, para poder defender os interesses dos bispos do Oriente. Passou a fazer uma chantagem exigindo uma compensação financeira. Um ano depois de negociações entre Roma e Constantinopla, o Imperador desistiu da exigência que fez e finalmente o Papa Leão II pôde assumir o cargo da Santa Sé. Foi Consagrado em 17 de agosto de 682. A primeira providência que fez foi confirmar o VI Concílio Ecumênico para não causar mais atritos com o Oriente. Depois, instituiu a aspersão da água benta nos ritos litúrgicos e sobre o povo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecile!
    A História mostra Poder X Igreja....Como será que Cristo agiria ao ver o que pregou taõ fora do foco no Amor, na Compreensão na Tolerância ....
    A nossa Igreja precisa mudar....
    Rezo e rezo muito a meu Deus e creio na Sua bondadade e sei que minha Fé me levará a Cura..., porém isto não me impede de estar triste com o tratamento que terei que enfrentar.
    Bjs
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Vera, bom dia!
    Nem sempre a vida sai como planejamos. Se até nas pequenas coisas de nosso dia a dia, imagine nas grandes questões. Acho que tudo faz parte, não é. Mas o importante, creio, é a parte que nos cabe. Vera, encontre força e coragem dentro de você para superar mais esse tratamento. Conte conosco para reforçar o coro da oração.
    Que Deus a ajude! Um beijo e bom domingo.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana