sábado, 30 de julho de 2011

Quimera e Utopia.

A Quimera é uma figura mitológica caracterizada por uma aparência híbrida de partes de dois ou mais animais. Originalmente, a Quimera era considerada sagrada e os animais que a compunham eram: o leão, a cabra e a serpente. Eles simbolizavam o ano dividido em três partes: a primavera, o verão e o inverno.

Quando surgiu o patriarcado, a Quimera passou a ser a representação do mal e do perigo. Por isso, teria sido morta pelo herói grego Belerofonte.

De acordo com o mito, a Quimera teve origem na Anatólia durante o século VII a.C. A versão mais difundida era a de um monstruoso produto da união entre Equidna, um ser metade mulher e metade serpente, e o gigante Tífon. Também há lendas que a fazem filha de Hidra de Lerna e do Leão da Neméia, que foram mortos por Hérculos. A Quimera teria sido criada pelo rei de Cária e tempos depois teria passado a assolar esse reino e o de Lícia também bafejando fogo incessantemente. Até que Belerofonte, montado num cavalo alado, o Pégaso, consegue matá-la.

A Quimera passou a ser um termo que alude a qualquer composição fantástica, absurda e monstruosa. O sentido da palavra Quimera é além de utopia, produto da imaginação, sonho ou fantasia.


Um comentário:

  1. É uma quimera. Já ouvi isso mas não achava que se referisse a algo tão monstruoso, rsrs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana