domingo, 17 de julho de 2011

Amaterasu Omi Kami.

Hoje é o Festival da deusa solar do Japão, Amaterasu Omi Kami. Ela é reverenciada como a governante de todos os deuses e guardiã do povo japonês e da unidade cultural. O seu emblema está na bandeira nacional.

É representada por uma linda mulher repleta de jóias e cuja luz, que reflete no espelho, ilumina o céu e a terra. É também chamada de "Grande e augusto espírito que brilha no céu".

De acordo com o mito, a Deusa era invejada pelo seu irmão Susanowo, o deus do Tufão. Susanowo passou a desrespeitá-la e a destruir suas criações. Após tantas destruições, inclusive morte de algumas mulheres, Amaterasu ficou magoada e resolveu se enclausurar numa gruta. Com a ausência da Deusa, a vegetação feneceu e o frio e a escuridão tomaram conta da Terra. Os deuses alarmados se reuniram na frente da gruta fazendo muito barulho. Uzume, que era a deusa xamânica da alegria, começou a dançar de forma tão engraçada que o riso dos deuses atraiu a curiosidade de Amaterasu.

A Deusa Solar abriu os véus que cobriam a entrada e sua figura se refletiu num enorme espelho colocado na frente da gruta. A imagem refletida era a de uma mulher tão bonita que Amaterasu se sentiu enfetiçada por sua própria beleza ficando estática. O deus da Montanha fechou depressa a entrada da gruta com rochas e os outros deuses cantaram tantos louvores à Amaterasu que ela comovida deixou-se conduzir de volta para o seu palácio dourado e de onde saía todas as manhãs para iluminar o dia.

Uma boa dica para hoje é saudar a Deusa invocando suas bênçãos. Os devotos de Amaterasu costumam captar a luz solar num espelho e refleti-la em todos os cômodos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana