sábado, 16 de julho de 2011

Escapulário do Carmo.


O Escapulário do Carmo é um sinal externo de devoção à Nossa Senhora. Quem o utiliza, sejam os religiosos ou os leigos, dir-se-ia que pertencem à Ordem Carmelita.

É uma miniatura do escapulário marrom, constituído por duas peças de tecido marrom de lã atadas entre si por uma corda. A imagem de Jesus na frente e de Maria atrás. Seus usuários recobram com ele o compromisso da Ordem Carmelita e o seu modo de vida. Uma vida de oração, presença e prática de virtude.

Conta a tradição histórica que Nossa Senhora do Carmo teria aparecido ao frade carmelita Simão Stock, no dia 16 de julho de 1251, trazendo o escapulário na mão e dizendo: “aquele que fizer parte da Ordem será salvo definitivamente.”

Os privilégios e os benefícios são a proteção e a intercessão especiais da Virgem Maria em todos os momentos da vida, da morte e mais além. Mas uma das crenças que mais se popularizou relacionada ao Escapulário, foi o “privilégio sabatino”. Esse privilégio consiste na promessa de que aquele que morrer usando o Escapulário sairá do Purgatório no primeiro sábado após sua morte. O Papa João XXII confirmou esse privilégio na Bula “Sacratíssimo uti Culmine”.

A partir do século XV, o escapulário foi bastante difundido entre os fiéis. Muitos Papas também foram devotos do Escapulário, principalmente os do século XX. Além de usá-los eles estimularam e aconselharam os católicos a usá-lo. Alguns santos também foram adeptos, como por exemplo, Santa Teresa de Ávila, Santa Terezinha do Menino Jesus entre outros.

2 comentários:

  1. Alguns sites orientam como o devoto deve usar o Escapulário:
    1. O Escapulário deve ser bento por um sacerdote.
    2. Trazê-lo dia e noite; se estragar, trocá-lo por outro novo.
    3. Rezar todos os dias a Oração à Nossa Senhora do Carmo.

    "Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém."

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ganhei um e uso,levei para receber a benção,não sabia da oração. Vou decorá-la.
    Tenha um lindo domingo
    Bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana