terça-feira, 5 de julho de 2011

O Tau de São Francisco.

O Tau foi para São Francisco de Assis um sinal da certeza de salvação. É o sinal da universalidade e símbolo da conversão contínua. Ele tem a forma da letra grega TAU (T) que é uma cruz.

Esse símbolo antigo representa a busca do ser humano em querer tocar o divino e o divino se expressando na condição humana. O Tau também está presente nas cavernas do homem primitivo simbolizando céu e terra. Ou nos objetos do Faraó Akenaton, no Antigo Egito, assim como também na arte do povo Maia. São Francisco de Assis revitalizou esse símbolo.

No início de sua conversão, São Francisco teve contato com o Tau através dos Antonianos, uma comunidade religiosa masculina, fundada em 1095, cuja função era cuidar dos leprosos. E nos hábitos dos Antonianos, estava pintada uma grande cruz.

Mas a influência maior que São Francisco teve do Tau foi no Concílio de Latrão. O Papa Inocêncio III incorporou em sua homilia, no discurso de abertura, a passagem bíblica de Ezequiel (9,4) que diz que os eleitos, serão marcados com o sinal do Tau: "Passa pela cidade, por Jerusalém, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que se cometem". E acrescentou: "O TAU é a última letra do alfabeto hebraico e a sua forma representa a cruz, exatamente tal e qual foi a cruz antes de ser nela fixada a placa com inscrição de Pilatos. O TAU é o sinal que o homem porta na fronte quando - como diz o apóstolo - crucifica o corpo com os seus pecados quando diz: "Não quero gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo" (...) Sejam, portanto mestres desta cruz!

Nessa época do Concílio, eram atribuídos outros significados ao Tau. Símbolo da perfeição, da meta, da finalidade última, do santo propósito, da vitória e do ponto de equilíbrio entre forças contrárias.
Após ouvir a homilia, São Francisco tomou-a como dirigida à ele e fez do Tau o próprio símbolo de sua Ordem. O Tau Franciscano é Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força. É curar e vivificar. É unidade e reconciliação. É vida e sabedoria.

Também é visto como o símbolo de uma vitória mística. O nascer para uma vida superior perfeita e acabada. É muito usado como um talismã de fé ou amuleto de esperança.

Quando você usa o Tau ou se permite ser marcado com o Tau significa que você se compromete com a conversão contínua, ou seja, com o tema da Espiritualidade Franciscana. É uma conversão feita dia-a-dia, mês após mês, ano após ano.

O nome de batismo de São Francisco de Assis era Giovanni di Pietro di Bernardone. Nasceu a 5 de julho de 1182 e faleceu a 3 de outubro de 1226. Foi um frade católico que teve sua juventude voltada para os prazeres mundanos mas depois, voltou-se para uma vida religiosa e de completa pobreza. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos.

4 comentários:

  1. Benção de São Francisco com o TAU

    O Senhor te abençoe e te guarde.
    O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti.
    O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz.
    O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Querida Cecile!
    Amém... Amém...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vera, boa tarde! Deixo mais uma oração de São Francisco. Esta é um Cântico. Bjs.

    Cântico do Irmão Sol (Cântico das Criaturas)

    Altíssimo, onipotente e bom Deus, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção.

    Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de Te mencionar.

    Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas. Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.

    Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.

    Louvado sejas meu senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas.

    Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo pelo qual as Tuas criaturas dais sustento.

    Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

    Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.

    Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas.

    Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.

    Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo serão coroados.

    Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.

    Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme à Tua Santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.

    Louvai e bendizei a meu Senhor, e daí lhes graças e servi-O com grande humildade.

    Amém.

    ResponderExcluir
  4. SÃO FRANCISCO ( o trovador de Deus)
    Que a luz do criador me ilumine
    Com o dom da inspiração e a humildade
    Que o trovador de Deus me ensine
    A cantar no tom da felicidade, Por onde eu for
    Que o meu canto leve sempre e a todos a alegria
    Minhas palavras consolo e a harmonia
    Que a minha vos leve a sabedoria
    E a minha poesia um sonho a mais
    Que os meus olhos como espelhos reflitam a beleza
    Que o meu sorriso transmita a pureza
    Que os meus ouvidos te ouçam em silencio
    Que eu seja também um instrumento de Vossa paz
    SÃO FRANCISCO, ME ENSINA
    LUZ DE CRISTO, ME ILUMINA

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana