sábado, 9 de julho de 2011

Rhea, Mãe das Montanhas.

Hoje na Grécia, comemorava-se Rhea, a Mãe das Montanhas. Rhea era uma antiga deusa de Creta.

De acordo com a mitologia, Rhea era uma Titã, filha de Uranos, que representava o Céu, e filha de Gaia, a Terra. Era irmã e esposa de Cronos e com ele gerou seis filhos: Héstia, Hades, Deméter, Poseidon, Hera e Zeus. Por isso é também conhecida como Mãe dos Deuses. Cansada de ter seus filhos devorados pelo próprio marido, se refugiou nas montanhas para dar à luz. Zeus nasceu numa caverna do monte Dicte. Depois, Rhea deu à Cronos uma pedra enrolada em panos no lugar do filho. O marido enganado engoliu a pedra sem perceber a troca.

O nome Rhea pode ter sido derivado de “chão” ou de “fluxo”. Na mitologia romana é identificada com a Deusa Cibele.

Era reverenciada com procissões de címbalos, flautas, tambores e tochas acesas.

Se você quiser também fazer uma invocação à Deusa, então acenda uma vela verde e mentalize: “a Terra nos dá seus frutos, por isso eu louvo e agradeço à Mãe Terra.

A segunda maior lua de Saturno tem o nome de Rhea.

Um comentário:

  1. Complementando...
    Ainda de acordo com o mito, Cronos e Rheia ou Réia, dominaram o universo por muitas eras até que Cronos foi advertido que um de seus filhos lhe tomaria o trono. Temendo ser deposto, o Titã começou a engolir todos os filhos que tinha. Réia conseguiu salvar o caçula, Zeus, dando uma pedra para Cronos no lugar do filho. E foi Zeus que mais tarde fez com que Cronos vomitasse a pedra e seus cinco irmãos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana