segunda-feira, 18 de julho de 2011

Néftis, Irmã de Ísis.

Hoje é aniversário de Néftis, a deusa egípcia do pôr-do-sol, dos túmulos e da morte. Ela era irmã de Ísis e esposa do deus Seth.

Seu nome significa fim e vitória. Era conhecida como “Senhora da Casa” ou “Senhora do Castelo”. E representada como uma mulher com cabeça de cobra ou uma serpente com cabeça de mulher. Ou um escorpião no lugar da cobra. Em outras representações, como Ísis porta na cabeça o trono do mundo, Néftis porta o pilar que sustenta esse trono.

A mitologia conta que Néftis, após uma briga com Seth, fantasiou-se de Ísis. E Osíris pensando que se tratava de sua mulher, se uniu a ela por uma noite. Desse relacionamento nasceu Anúbis, deus dos embalsamadores. Quando Osíris foi morto por Seth, Néftis ajudou a irmã a recuperar o seu corpo. E ainda o reanimaram tempo suficiente para que Ísis pudesse conceber um filho.

Tanto Néftis quanto Ísis estavam incumbidas de velar pelos mortos. Néftis ficava na cabeceira dos sarcófagos reais e Ísis aos pés dos sarcófagos.

A deusa também representava as terras áridas e secas do deserto.

4 comentários:

  1. Olá!
    Nomes tão lindos!
    Para deusas cuja missão era triste....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera! É verdade...
    As duas irmãs também são vistas como o Alfa e o Ômega da Natureza. Néftis designando aquilo que está sob a Terra e que não se vê (isto é, seu poder de desintegração e de reprodução) e Ísis representando o que está sobre a Terra e é visível (a natureza física).
    Uma boa terça pra você! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada 😀 Meu trabalho de escola é pesquisar sobre deuses de antigo Egito vc me ajudou muito mas queria saber que dia é o aniversário dela?

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana