domingo, 24 de julho de 2011

Festival Tenjin.

Hoje é dia do Festival shintoísta chamado Osaka Tenjin Matsuri, no Japão. É um festival que existe a mais de um milênio e é dedicado à cura de doenças.

Os doentes devem levar bonecos feitos de papel aos templos onde os sacerdotes, ao esfregarem em suas roupas os bonecos, retiram as doenças e resíduos de magias negativas de seus donos. Depois desse ritual, os bonecos são levados para um rio e jogados na água. Também são entoados cânticos e orações nessa hora.

Se você quiser se conectar com essa energia, recorte um boneco de papel e passe-o sobre a parte doente do corpo e peça pela sua cura. Depois jogue o boneco na água corrente.

Os destaques para o festival são uma procissão em terra, chamada Rikutogyo, e uma procissão de barcos, Funatogyo.

È conhecido como um dos três maiores festivais no Japão e atrai cerca de 1 milhão de visitantes a cada ano.

Também nesta data...

Um comentário:

  1. Os outros dois festivais comparados a este Osaka Tenjin são o “Kyoto Gion Matsuri” e “Kanda Matsuri Tokyo”.
    O festival de Gion marca quase todos os dias do mês de julho. Começou no século 9 como um ritual de purificação pelas pessoas que estavam sofrendo de praga e pestilência após catástrofes naturais. Hoje, as celebrações mas parecem uma festa carnavalesca com direito à carros alegóricos.
    O de Kanda teve início no século 17 e durante esse festival há procissão onde os adeptos levam uma miniatura do Santuário.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana