domingo, 20 de novembro de 2011

Mawu e os Voduns.

Hoje é dia de Mawu, o Ser Supremo dos povos Ewe-Fon, da África Ocidental, que teria criado a terra e os seres vivos que nela habitam.

O deus co-autor dessa criação é Lissá. Juntos, tiveram 9 Voduns.

Do primeiro parto, Mawu teve os gêmeos Sakapatá e deu a eles o seu domínio.

Depois veio Sô, que era macho e fêmea ao mesmo tempo. Por ser muito parecido com o pai, ficou no céu, governando os elementos e o clima.

No terceiro parto, deu à luz a um casal de gêmeos Agbê e Naeté. A eles foi concedido o domínio de Hu, o mar, que refresca a terra.

Na quarta concepção, teve Agué, que ficou de cuidar das plantas e dos animais sobre a terra.

Gu, foi o quinto, e tinha o corpo feito de pedra e no lugar da cabeça tinha uma lâmina. Ele ficou encarregado de auxiliar os homens a dominar o mundo para garantir sucesso e felicidade para todos.

Djó, era a atmosfera. Não era nem homem nem mulher. Ele quem separou o Céu da Terra e deu trajes invisíveis aos seus irmãos.

O caçula é chamado de Legba e permaneceu junto com Mawu, agarrado aos seus pés.

Mawu é representada muitas vezes como uma anciã caminhando apoiada a um cajado na mão direia. Um de seus símbolos é a lua crescente.

Quando Vodun tem a inicial maiúscula, significa religião. Quando é minúscula, são os espíritos centrais da religião. A religião Vodun é monoteísta tradicional da costa da África Ocidental, da Nigéria a Gana. Os povos Ewe são do Togo e de Gana e os Fon são do Benin e da Nigéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana