domingo, 9 de dezembro de 2012

Virgem de Guadalupe.

Hoje, no México, é dia da Virgem de Guadalupe. Uma data importante, pois ela padroeira da Cidade do México, do México e da América Latina. Além de ter ganho também o título no ano 2000, de Imperatriz da América.

Conta história que Nossa Senhora de Guadalupe, como também é chamada, apareceu a Juan Diego, um índio da tribo Nahua, no noroeste da Cidade do México, em 9 de dezembro de 1531. Ela teria se identificado como a mãe do verdadeiro Deus fazendo crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno. Diego deveria colher as flores e levá-las ao Bispo como prova de sua aparição. O índio também deveria dizer ao Bispo que construísse um templo naquele lugar. E para finalizar, a Virgem deixou impressa sua imagem na tilma do índio. Tilma é uma espécie de tecido feito a partir do cacto, e usado como manta. Tal manta, é motivo de investigação de pesquisadores no assunto para atestar sua veracidade. Se tornou um mistério.

Antigamente, nesta data, celebrava-se a deusa asteca Tonantzin, a Mãe da Saúde. Esta deusa tinha vários nomes e diferentes atributos de acordo com o local onde era venerada. Era reverenciada como padroeira das parteiras e curandeiras.

O dia da festa litúrgica da Virgem de Guadalupe é 12 de dezembro. É quando as pessoas costumam vir de longe para orar no templo da Santa pedindo por bençãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana