Hoje é dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. Diz-se que quando estava morrendo, entoou cantos à Deus.
É provável que tenha sido martirizada entre os anos 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Sua história só foi registrada no século V.
Conta-se que desde a infância, ela era muito religiosa tendo por decisão própria, se afastado dos prazeres da Corte para ser esposa de Cristo, fazendo assim, um voto secreto de virgindade. Os pais, achando que ela mudaria de ideia, marcaram seu casamento com Valeriano, membro da nobreza romana.
Cecília, quando soube da notícia, pediu ajuda ao seu Anjo da Guarda, à Maria e à Deus para que não a deixasse romper com o seu voto de castidade.
Depois de casada, Cecília contou ao marido seu compromisso com Jesus e que para mantê-lo, estava protegida por um Anjo. Comovido, Valeriano prometeu proteger sua pureza mas queria ver o Anjo. Para isso, se converteu no Cristianismo junto com seu irmão Turíbio e depois foram juntos procurar o Papa Urbano. Ao retornar para casa, Valeriano viu Cecília rezando e ao seu lado, viu o Anjo da Guarda.
A notícia da conversão dos dois irmãos e da devoção de Cecília, chegou às autoridades. Os dois foram condenados à morte, assim como Cecília. Primeiro tentaram asfixiá-la com vapores de água, mas em vão. Depois, veio a decapitação. No entanto, mesmo ferida mortalmente, seu corpo ficou ileso. E durante três dias, continuou professando a fé. Como não podia professar palavras, expressou com os dedos seus louvores à Deus, e ainda converteu na fé cristã os soldados pagãos.
Como as mortes eram cruéis não é?!
ResponderExcluirNão conhecia esta estória. Com a Agenda fico por dentro de tudo.
Será que minha cabecinha ainda cabe mais ensinamentos?
B. Boa semana.
Boa noite Eliane!
ResponderExcluirSe às vezes a gente acha que o mundo de hoje está perdido, imagina antes como é que não era!
Boa semana pra ti também, bjbjbj.
Boa Noite Cecile!
ResponderExcluirTriste a história de Santa Cecília.
Teu nome é um derivativo de Cecilia? Lindo ele é, porém e graças a Deus não triste como o que você relatou.
Bjs de boa noite
Bom dia Vera!
ResponderExcluirA história é triste como a de muitos mártires daquela época. Como sofreram.
Meu nome é uma junção dos apelidos das minhas duas avós: Ceci e Ile. Mas não deixa de ser a versão francesa de Cecília.
Um beijo e boa terça!