Esse fenômeno pode ser observado irradiando de um único ponto no céu.
O rastro do cometa é formado por pequenas partículas sólidas, chamadas de meteoróides, ejetadas pelo cometa quando este passa pelo Sol.
A maior chuva ocorrida na História, que se tem notícia, foi no dia 13 de novembro de 1833 e vista do Canadá ao México.
Hoje, da noite do dia 17 para 18 de novembro, é um dos pontos altos para se visualizar a Chuva de Estrelas chamada Leônidas, deixada pelo rastro do cometa Tempel-Tuttle. A viagem desse cometa ao redor do Sol o faz entrar no interior do sistema solar a cada 33 anos. Em outros anos também é possível ver, mas com menor intensidade de “estrelas” por hora.
Esses meteoros são pequeníssimos grãos de poeira. Alguns até menores do que um grão de areia. E tem esse nome, Leônidas, porque ao olharmos para o céu, o fluxo dessas partículas parece se originar da constelação de Leão.
Também existem outras Chuvas de Estrelas anuais: as Persêidas, em agosto; as Oriónidas, em outubro e as Gemínidas, em dezembro.
Mas para ver é preciso fugir das zonas luminosas, como os grandes centros, por exemplo.
Bonita e romântica esta imagem: chuva de estrelas.
ResponderExcluirQuando em dezembro?
Beijos e um bom dia.
Bom dia ELiane!
ResponderExcluirA chuva pode ser vista na madrugada de hoje para amanhã. Os astronomos dizem que este é o pico dela. Como estamos em ano normal, não está dentro daqueles que ocorrem entre 33 anos, a chuva não é muito forte como esta da foto. Mas quem estiver acordado, se o céu estiver limpo e sem muita iluminação na cidade, quem sabe!
Beijos e bom bom bom dia!
Boa tarde Cecile!
ResponderExcluirDeus queira que hoje não chova e que o céu me permita ver esta chuva de estrelas. Adoro olhar o céu a noite....quanto mistério.... A lua que eu vejo ,você também vê, grande parte do mundo também a vê. Isto me deixa intrigada e pensando será que mais pessoas estão olhando o céu agora? Acha lindo um céu estrelado, uma noite de lua cheia, o luar....
Que bom ter lido vou observar.
Bjs de boa tarde, para mim um pouco atribulada com muita coias para fazer e esperando que os funcionários terminem de descarregar as telhas, pois vou trocá-las e depois buscar o meu Fredy (gato) que levei para fazer Raio X,não anda bem...
Bjssssss