quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chuva de Estrelas, Leônidas.

Periodicamente, a órbita de algum cometa cruza com a órbita da Terra ocasionando um fenômeno conhecido como “chuva de estrelas”.

Esse fenômeno pode ser observado irradiando de um único ponto no céu.

O rastro do cometa é formado por pequenas partículas sólidas, chamadas de meteoróides, ejetadas pelo cometa quando este passa pelo Sol.

A maior chuva ocorrida na História, que se tem notícia, foi no dia 13 de novembro de 1833 e vista do Canadá ao México.

Hoje, da noite do dia 17 para 18 de novembro, é um dos pontos altos para se visualizar a Chuva de Estrelas chamada Leônidas, deixada pelo rastro do cometa Tempel-Tuttle. A viagem desse cometa ao redor do Sol o faz entrar no interior do sistema solar a cada 33 anos. Em outros anos também é possível ver, mas com menor intensidade de “estrelas” por hora.

Esses meteoros são pequeníssimos grãos de poeira. Alguns até menores do que um grão de areia. E tem esse nome, Leônidas, porque ao olharmos para o céu, o fluxo dessas partículas parece se originar da constelação de Leão.

Também existem outras Chuvas de Estrelas anuais: as Persêidas, em agosto; as Oriónidas, em outubro e as Gemínidas, em dezembro.

Mas para ver é preciso fugir das zonas luminosas, como os grandes centros, por exemplo.

3 comentários:

  1. Bonita e romântica esta imagem: chuva de estrelas.
    Quando em dezembro?
    Beijos e um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ELiane!
    A chuva pode ser vista na madrugada de hoje para amanhã. Os astronomos dizem que este é o pico dela. Como estamos em ano normal, não está dentro daqueles que ocorrem entre 33 anos, a chuva não é muito forte como esta da foto. Mas quem estiver acordado, se o céu estiver limpo e sem muita iluminação na cidade, quem sabe!
    Beijos e bom bom bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Cecile!
    Deus queira que hoje não chova e que o céu me permita ver esta chuva de estrelas. Adoro olhar o céu a noite....quanto mistério.... A lua que eu vejo ,você também vê, grande parte do mundo também a vê. Isto me deixa intrigada e pensando será que mais pessoas estão olhando o céu agora? Acha lindo um céu estrelado, uma noite de lua cheia, o luar....
    Que bom ter lido vou observar.
    Bjs de boa tarde, para mim um pouco atribulada com muita coias para fazer e esperando que os funcionários terminem de descarregar as telhas, pois vou trocá-las e depois buscar o meu Fredy (gato) que levei para fazer Raio X,não anda bem...
    Bjssssss

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana