Ferônia é uma deusa da mitologia Romana, guardiã do calor vital, do fogo criador e do fogo subterrâneo.
Os santuários erguidos em nome dessa deusa, tinham que ser construídos próximos de sua morada: vulcões e águas termais. Também é tida como Deusa das Fontes, Bosques e Florestas que circundam esses lugares típicos de energia quente.
Nas celebrações, as pessoas caminhavam descalças sobre as brasas incandescentes de uma grande fogueira feita com pinheiros. O objetivo consistia em se purificar e alcançar a cura de alguma doença. E o faziam diante das preces dos sacerdotes.
Depois, ofereciam-se frutas à Deusa colocando-as em volta das fogueiras em sinal de agradecimento.
Entre os seus devotos, além dos iniciados, estava o povo humilde dos campos.
O nome Ferônia significa levar, trazer, gerar, produzir.
Hoje é um bom dia para magnetizar uma planta vibrando amorosamente, com suas mãos impostas sobre ela, e depois oferecê-la a alguém. A simbologia deste ato está em colher mais tarde o que se plantar agora.
A imagem veio daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A palavra Símbolo deriva do grego symballein , que significa agregar. É a representação de algo mas também a indicação de que algo está fal...
-
Hoje é dia da deusa Rumina. Era uma deusa romana que protegia as mães que amamentavam. Seu domínio de proteção estendia-se também para as mã...
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
Olá!
ResponderExcluirO ritual de caminhar sobre as brasas vem desta deusa!?
Nas festas juninas especialmente na de São João onde há a fogueira, quando eu era criança, alguns homens, rapazes, caminhavam sobre as cinzas com algumas brasas para demonstrar bravura, sei lá???
Deusa do calor vital e do fogo criador...muito interessante... Não conhecia e nem sabia de tudo isso. Obrigada.
Bjs de segunda depois da chuva e do granizo....
Boa noite Vera.
ResponderExcluirCom o passar do tempo, nessas celebrações, nem todas as pessoas entravam na "penitência" da brasa sob os pés descalços. Bastava um membro da família andar pela brasa que a família toda se beneficiava. Ou então um homem "contratado" para representar determinada família.
Na verdade, essa pode ser uma versão dentre várias.
Chuva de granizo bem no feriado! São Pedro não dá folga, rs. Um beijo e boa semana pra ti.