Os talismãs, amuletos, figuras e palavras eram combinados com os cânticos, orações e encantamentos para proteger as pessoas de seres e de espíritos perigosos e também para ganhar o favor dos deuses.
A Cruz Ansada, por exemplo, é um dos símbolos egípcios mais conhecidos e usado como talismã. Ele representava a chave do conhecimento dos mistérios e da sabedoria oculta.
Através dos símbolos egípcios pode-se conhecer suas ideias, atitudes e conceitos a respeito da vida, da morte e do sobrenatural. As famosas Pirâmides de Gizé, por exemplo, eram escadarias simbólicas para o Céu, que permitiam ao rei morto ascender da Terra para seu lar celestial na pós-vida.
Nas primeiras dinastias, as pirâmides eram cobertas e escondidas com montes de terra pois simbolizavam o renascimento e a ressurreição. A múmia era equipada para ser enterrada dentro da pirâmide com todos os itens considerados necessários para sua jornada na vida após a morte.
O Antigo Egito também simbolizava a união dos contrários: por um lado a esterilidade do deserto, sob a cor vermelha designando o aspecto saariano do país e por outro lado, a fertilidade do vale, o que se estira ao longo do rio Nilo, fecundante, emprestando-lhe as cores escuras de uma vegetação rica.
Na mitologia egípcia, os Deuses foram Faraós que teriam reinado no período pré-dinástico. Os mitos eram inspirados em histórias reais acontecidas milhares de anos antes de serem criados. Osíris, por exemplo, foi o primeiro faraó divinizado com o passar do tempo. Ele foi um governante que marcou uma época de prosperidade para o Egito e após a sua morte, passou a ser chamado de Rei dos Mortos.
A civilização egípcia se destacou na área de ciências: médica e matemática. Mas também na arquitetura. A construção de suas famosas pirâmides até hoje é um mistério.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
A imagem 3 veio daqui.
Vontade de conhecer o Egito. Não perco um documentário, nenhum filme que fale sobre esta terra de histórias misteriosas. Bjs
ResponderExcluirBoa Noite Cecile!
ResponderExcluirO mistério, as pirâmides, o deserto.... tudo isto e muito mais é o Egito...
Um dia irei vê-lo pessoalamente. Sei de algumas histórias pq uma minha amiga passou por lá e tomou em uma tenda chá quente de hortelã.... Lá fora 40 graus celsius e o chá quente, por incrível que pareça refrescava.... e asssim, assim outras coisitas como as frutas....o hotel de muitas estrelas, andar de camelo e conhecer todo os mistérios ( se é que isto é possível)
bjs de boa noite.
Bom dia Eliane e Vera!
ResponderExcluirO Egito fascina mesmo. Não é um dos lugares mais visitados no mundo, mas é um dos mais atraentes. Acho que está no inconsciente coletivo.
Eliane, uma das histórias que eu mais gosto é sobre a Rainha do Egito, Cleópatra.
Vera, que interessante. Vou experimentar no verão esse chá :)
Beijos!