Conhecida também como a Esfinge Brasileira, sempre foi cenário perfeito para os místicos em busca de um lugar sagrado e de fonte de energias.
Mas passado também guarda algumas histórias a respeito desse deste lugar. Discute-se muito que antigos fenícios tenham transformado o lugar em um santuário. Há até uma lenda que diz que o túmulo de um imperador fenício, que morreu há quase três mil anos, está lá dentro.
Nesta pedra existe uma gruta que pode ter sido o lugar onde no passado se realizavam sacrifícios e rituais em nome de Deuses. E atrás da cabeça do imperador existem sete altares: pedras que parecem talhadas e dispostas em semi círculo, um provável lugar sagrado para os supostos antepassados.
A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse com topo de granito de 842 metros acima do nível do mar. É o maior bloco de pedra a beira mar do Planeta.
Sua localização a torna muito exposta às ações do tempo sofrendo com processos erosivos. E também a Pedra da Gávea é um dos poucos lugares que encontramos a orquídea Laelia Lobata.
A imagem 1 veio daqui.
Incrivel como não conhecemos os detalhes e as estórias de monumentos, nomes de praças e ruas, grutas que vemos todos os dias,passamos todos os dias, admiramos todos os dias.
ResponderExcluirBjs e um bom dia fadinha.
Bom dia, Eliane!
ResponderExcluirDeve haver muitas outras histórias que se perderam no tempo e a gente nem imagina, rsrsrs. Beijos e bom sábado.