domingo, 14 de novembro de 2010

Sedna, a Deusa Planeta.

Nesta data, 14 de novembro, foi descoberto o décimo planeta do Sistema Solar. Encontrado além da órbita de Plutão, foi batizado com o nome de uma das principais deusas Inuit, da mitologia dos esquimós do Ártico, Sedna.

O Planeta Sedna, apesar de ter sido descoberto no ano 2003, só se tornou público em 15 de março de 2004. Ele é menor que a Lua e tem um diâmetro de 2 mil kilômetros. Fica numa região do espaço conhecida como Cinturão de Kuiper. É uma das regiões mais frias do cosmos.

Conta a lenda que a jovem Sedna morava em companhia de seu pai, um pescador. E apesar de ser muito cortejada, não se interessava por ninguém. Mas um dia uma gaivota com poderes mágicos a enfeitiçou e prometeu à seu pai que lhe daria uma vida de princesa. No entanto, ela foi forçada a viver num mundo de sujeira e miséria, além de ser tratada como uma escrava.

Tempos depois, seu pai fora lhe visitar e ficou chocado com o que viu. Imediatamente resgatou sua filha fugindo com ela para o mar. Os pássaros os perseguiram e atacaram o barco. Desesperado, pois não queria que os pássaros levassem sua filha, o pai jogou-a no mar enquanto tentava espantar as aves.

Mas Sedna não resistiu ao frio e morreu afogada. Seu corpo submergiu e alcançou as profundezas dos mares, na terra de Adlivum, submundo dos esquimós. Sua beleza encantou as almas e os seres marinhos que acabaram transformando-a em Senhora dos Mistérios.

O culto à deusa Sedna rompeu fronteiras. Chegou à Groelândia e ao Alasca, pelo que se sabe. Ela rege as águas profundas dos mares e tem o domínio sobre a vida e a morte desempenhando o papel de protetora dos pescadores e dos navegantes.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Olá Maria, que história triste. e o que os astrólogos falam desse planeta?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Hely.
    É uma história triste. E existem outras, mas esta era a menos triste. Em outras histórias, Sedna, teria gerado todos os animais marinhos.
    Quanto ao Planeta, até o momento parece que os astrólogos não quiseram incorporá-lo aos mapas.
    Talvez ainda seja muito cedo. É preciso estudá-lo mais.
    Beijo e boa quinta pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Sedna nos ensina a não ficar no papel da vítima... Sedna é uma Deusa poderosa e fala de resiliência, superação, além, é claro de encarar com altivez as consequencias de seus atos. É uma Deusa cultuada por diversos povos e em cada um ela tem um nome diferente, mas o seu arquétipo continua. Sedna é a Deusa Rainha das Ãguas Profundas. Seu pai, para que não subisse na embarcação decepou-lhe os dedos das mãos e depois os braços. Seus membros deram origem às focas, baleias e animais marinhos, que servem de subsistência. Quando a caça se torna predatória, Sedna se enfurece e suprime esses animais do povo, que deve demonstrar respeito e amor pela vida para que a eles seja novamente permitido caçar os seres marinhos. É muito linda ela!!

    ResponderExcluir
  4. Nina, que bom saber mais sobre essa deusa, seu arquétipo e seus valores. :)

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana