quarta-feira, 31 de agosto de 2011

São Raimundo Nonato.

São Raimundo Nonato é um santo católico. Nasceu em Portell, na Catalunha, Espanha, em 1200.

Recebeu a alcunha de Nonato porque sua mãe morrera antes de dar à luz. Ele teve que ser extraido do ventre materno, algo muito raro para a época. Por isso ele é patrono das parteiras e dos obstetras.

Aos 24 anos de idade entrou para a Ordem dos Mercedários, dedicada a resgatar os cristãos capturados pelos islâmicos e levados como escravos para prisões na Argélia. Raimundo dedicou-se de coração e alma nessa missão. Foi para Argélia e conseguiu libertar 150 escravos devolvendo-os às suas famílias.

Conta a história que ao se oferecer como refém, foi torturado e humilhado. Mas nem por isso abandonou sua missão. Converteu muitos e com isso despertou a ira dos magistrados muçulmanos, que mandaram lhe perfurar a boca para colocar um cadeado a fim de que nunca mais pudesse falar ou ou pregar a palavra de Cristo.

Durante 8 anos Raimundo sofreu com essa tortura e quando foi liberto, sua saúde já estava totalmente comprometida. Ao retornar à sua pátria, em 1239, foi nomeado Cardeal pelo Papa Gregório IX. No ano seguinte ao fazer uma viagem não conseguiu concluí-la. Na cidade de Cardona foi acometido por uma forte febre e acabou morrendo no dia 31 de agosto de 1240.

Foi sepultado em Cardona mesmo e seu túmulo se tornou um local de peregrinação, sendo que logo depois ergueram uma igreja. O culto á Raimundo Nonato se propagrou pela Espanha e Europa e em 1681 foi confirmado por Roma.

Também no dia de hoje A Serpente da Eternidade.

Um comentário:

  1. Para pedir a protecção no parto.

    Gloriosos são Raimundo, ninguém melhor que vós saberá compadecer-se das dores e perigos dum parto difícil, pois, cedendo à violência dos sofrimentos, vossa própria mãe perdeu a vida e só por milagre fostes dela extraído.

    Eia pois, meu santo, já que me encontro neste estado delicado, a vós confiadamente recorro para que eu possa completar com felicidade o número dos meus dias e produzam minha entranhas,
    livre e sã, a prole que com a bênção divina concebi, a qual, regenerada pelo baptismo, venha com o tempo aumentar o número dos que fielmente servem ao Senhor.

    Não me desprezeis, glorioso santo, de vós ouvi dizer que a nenhuma deixastes sem amparo nestas circunstâncias compadecei-vos dos meus lamentos,
    pois embora me alcance a justa sentença que meu Senhor deu a Eva dar à luz os filhos com dores e trabalhos, espero, com a vossa poderosa ntercessão, obter da benignidade de Deus, pela Santíssima Paixão e morte de Jesus, moderação e lenitivo em minhas dores, e no momento oportuno,
    um parto feliz, para aumento da grei cristã e maior glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, a cuja vontade resigno totalmente a minha. Amém.

    (Pai nosso, Ave Maria, Glória ).

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana