quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Galileu Galilei e o Telescópio.


No dia 25 de agosto de 1609, o astrônomo italiano Galilei Galileu apresentou ao mundo um telescópio que ele próprio construíra. Não foi Galileu quem inventou o telescópío. Mas foi quem primeiro fez uso científico dele.

Galileu havia tomado conhecimento da existência desse instrumento cujo nome era “trompa holandesa”. Era um tubo com duas lentes. Galileu primeiro fez um telescópio capaz de aumentar 3 vezes o tamanho de um objeto. Depois fez outro que aumentava 10 vezes. E por último, fez mais um com a capacidade de aumentar 30 vezes.

Com esse telescópio ele descobriu as miríades de estrelas na Via Láctea, os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua. Essas descobertas foram feitas em março de 1610 e publicadas num livro chamado “O Mensageiro das Estrelas”.

Com a observação dos satélites de Jùpiter, Galileu passou a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico. A divulgação dessas descobertas o levou a um reconhecimento público e ao mesmo tempo a ter problemas com a Inquisição.

Essa teoria era contrária ao dogma da Igreja. Portanto, o astrônomo foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas próprias ideias publicamente. Mas nunca foi preso ou torturado. Viveu os últimos anos de sua vida em local recluso numa espécie de prisão domiciliar. Por ter passado longas horas ao telescópio, ficou cego. Morreu aos 78 anos de idade.

Entre suas criações estão o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio que foi feito para medir a pressão atmosférica porém serviui como termômetro.

Mais de três séculos depois, em 1992, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiui absolver Galileu das acusações de heresia.

Leia também sobre o signo de Virgem e os Mistérios.

Um comentário:

As 3+ visitadas da última semana