segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hathor, Deusa do Céu.

Hoje é aniversário da deusa Hathor, a deusa egípcia do céu e do mundo subterrâneo. Mãe, filha e esposa de Rá. Nas sepulturas, era descrita como a “Senhora do Ocidente”.

Dentre as suas funções está a de deusa da música, dança e fertilidade. Também era padroeira das mulheres que iam dar à luz e dos mineiros.

Era venerada tanto pelos nobres quanto pela população em geral.

Ao longo de três milênios ela foi representada com vários nomes. Como leoa, vaca alada entre outros. Também é descrita como uma deusa-vaca com chifres na cabeça, onde é fixado um disco solar.

A relação de Hathor com Rá é um pouco complexa devido às variações do mito. Numa versão, ela era o olho de Rá e considerada filha. Posteriormente, quando Rá assume o papel de Hórus, ela passa ser considerada sua mãe. E como mãe dava à luz a Hórus toda manhã no horizonte oriental e como esposa o concebia através da união com ele durante o dia.

Seu nome é composto por duas palavras: Hut e Hor que significam “Templo de Hórus.” Hathor é o espaço sagrado. A matriz celeste que contém Hórus, deus Sol. Era associada com as deusas Ísis ou Bast. Ela está associada a uma reformulação de uma pré-dinastia muito antiga que pouco se tem registro emuito foi ocultado pela classe sacerdotal. Acredita-se que seu poder era tão grande que mesmo depois das reformulações o Faraó continuou sendo considerado filho de  Hathor ou seu consorte.

As mulheres iniciadas nos mistérios de Hathor manejavam 10 objetos considerados sagrados:

1- o colar da ressurreição;
2- a clipesidra, relógio de água associado à Thot (senhor do tempo sagrado);
3 e 4 - dois sistros, que afastam a violência e proporcionam tranqulidade;
5 – símbolo do hatórico real, composto de duas asas que protegem os egípcios e o cosmosl;
6 – o mammisi, lugar de repouso e templo onde se realiza o mistério do nascimento;
7 - um pote de leite, doce para o Ka, alimento que rejuvenesce;
8- um cântaro, que contém a bebida da embriaguez sagrada e que revela o que estava oculto;
9 - uma coroa, para a fronte de Hathor;
10 – uma porta monumental fundada pelo Sol feminino, que abastece o país em oferendas e dá acesso ao templo.



Um comentário:

  1. Hathor possuía também um lado obscuro.No inicio, quando a humanidade ainda dava seus primeiros passos na Terra, o deus solar Rá decidiu punir os humanos por se tornarem perversos e desrespeitosos aos deuses.Ele ordenou a Hathor que executasse sua vingança.A deusa matou humanos até que seu sangue corresse em rios.Rá passou a sentir remorso pelos humanos e pediu a Hathor que parasse mas, por estar ensandecida, ela se recusou.Finalmente, Rá lançou 7.000 jarras de cerveja misturadas com mandrágora para que parecesse sangue.Hathor bebeu toda a cerveja, ficou completamente embriagada e esqueceu-se de seu desejo por sangue.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana