domingo, 29 de agosto de 2010

A Pureza dos Lírios.

O Lírio é uma flor citada com freqüência na Bíblia e os judeus decoravam seus primeiros templos com lírios, que simbolizavam simplicidade e pureza.

No cristianismo, o lírio representa também além da pureza, castidade e sofrimento. Acredita-se que Eva chorou quando deixou o Jardim do Éden e suas lágrimas ao tocarem o chão, se transformavam em lírios.

Nos países católicos, essa flor é símbolo da Virgem Maria, e na Páscoa, um símbolo de ressurreição. Alguns santos católicos são retratados segurando lírios, como por exemplo, São José, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, dentre outros.

Observai os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam (Mateus, 6, 28). Ainda sob a tradição bíblica, o lírio é sinônimo de uma escolha feita, de um eleito. Eles estão nas mãos de Deus. Eles simbolizariam o abandono místico à graça de Deus.

Muitos vêem o lírio como o equivalente ocidental para a flor de lótus, sagrada no Oriente. No Japão e na China, o lírio é considerado uma flor que tem o poder de diminuir a dor da perda e as mulheres em luto a costuravam em seus cintos.

A mitologia conta que Zeus, em um de seus envolvimentos com mortais, gerou Hércules. Tendo se afeiçoado a ele, Zeus quis que ele fosse imortal. Para que isso acontecesse, esperou que sua esposa Hera adormecesse e o levou para ser amamentado por ela sem que fosse percebido. Mas Hércules sugou o leite com tamanho ímpeto que este continuou jorrando mesmo depois de ter saciado a criança. Do leite que foi derramado no céu, surgiu a Via Láctea e, o que caíra sobre a terra, surgiu o lírio.

Também segundo a mitologia, foi colhendo um lírio que Perséfone foi raptada por Hades.

A simbologia dos lírios está também numa das cartas do baralho cigano, a de número 30. Num jogo ela representa além da pureza, verdade e franqueza, virtudes e bons dotes morais. Ela nos ensina que em meio às grandes adversidades da vida, ainda é possível encontrar a paz interior e buscar o que há de melhor em nós.

E aqui vai uma dica desta carta: quando sentir que um ambiente está negativo, coloque lírios nele pois esta flor é capaz de transmutar essa energia tornando-a pura e positiva.

A imagem 1 veio daqui.

6 comentários:

  1. Eu amei saber que os lírios simbolizam Nossa Senhora. Sabe por que? A minha casa é coberta de lírios. Brancos, laranjas e amarelos.
    Bom domingo querida.
    Agora não abrirei mais mão deles. De jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!!!!
    Que cores maravilhosas vc escolheu para sua casa:
    Lírios com flores Amarelas: Sentir-se nas nuvens!
    Com flores Brancas: Estar no paraíso!
    Com flores de cor Laranja: Você é fascinante!

    rsrsrs. Beijos e bom domingo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cecile!
    Agora que minha norinha foi embora, vim ler o que vc postou. Adorei.Aqui na minha região especialmente nos meses de fevereiro ,março os caminhos são cobertos de Lírios (que chamamos de lírios de Santo Antônio) perfumados e muito ricos em pólen. Na minha casa tenho os de cor laranja e amarelo. Ah!tenho também "amarilis" vermelhos brilhantes. Gostei de saber que eles transmutam energia vou plantar mais,muito mais...E agora que sei que eles Eles estão nas mãos de Deus. Eles simbolizam o abandono místico à graça de Deus,ainda mais vou admirá-los. Como sempre lendo o que vc escreve aprendo muito. Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Vera!
    Sua cidade deve ficar linda nessa época, início de ano, e com uma energia super positiva.

    Os lírios são poderosos e têm conotação com a proteção divina. Na França, no século XII, o rei Felipe I escolheu esta flor como emblema do país. E por ser um símbolo sagrado, era incluído nas roupas e bandeiras de guerra.

    Vamos olhar mais os lírios e aprender com eles, :)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. LÍRIO
    LIRA
    SEU BLOG
    É UMA CANÇÃO
    SUAVE
    NO MEIO DO MUNDO CÃO

    MAS SEU MUNDO/BLOG
    NÃO TEM PETSHOP,
    SEM COLEIRA,
    ISSO É BOM
    PARABÉNS PELA POESIA DISTRAÍDA

    ResponderExcluir
  6. Paulo,
    Seja bem vindo!
    Obrigada pela poesia,
    Bom final de semana pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana