sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ísis e o Festival Lychnapsia.

Hoje no Egito Antigo comemorava-se o Festival Lychnapsia, também conhecido como Festival das Luzes. Era uma cerimônia para bênção dos barcos realizada pelos sacerdotes e sacerdotisas de Ísis. .

O público que desejasse pedir orientação à Deusa era conduzido a uma câmara secreta nos templos. A pessoa esperava pela resposta durante um sonho premonitório ou pela cura de algum mal durante o sono.

Por três milênios Ísis foi reverenciada como Mãe nutridora, protetora e curadora de seu povo. Sua fase de proeminência data de 2.700 a.C. até 400 d.C. quando os militantes do cristianismo a derrotaram.

É a Deusa egípcia dos mil nomes. Chamada de governante do céu, da Terra, da Lua, da vida e da morte. Rainha das estrelas, protetora dos mortos, deusa da cura e das estações. E ainda, também conhecida como Aset ou Eset ou Auset. Suas cores são o azul, o ouro e o cobalto.

Esse Festival representava a procura da Deusa pelo corpo do marido morto, Osíris. Todos então pediam à deusa que iluminasse seus caminhos. Aproveite a energia do dia de hoje, faça um pedido e mentalize Ísis guiando seu caminho com uma tocha na mão.


3 comentários:

  1. OLá!
    Esta deusa .....Quantos poderes.... Um deles me interessa muito ....CURA....
    Tenha uma linda sexta -feira.

    ResponderExcluir
  2. Vera, obrigada!
    Que a energia dessa deusa te fortaleça e te cure!
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde
    AlgueA sabe a história mais a fundo desta deusa???
    Poderia me indicar uma literatura

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana