segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sabbat de Lammas.

No hemisfério norte, nesta data, os povos celtas costumavam celebrar o Sabbat Lammas ou Lughnassadh, também conhecido como Festival da Colheita. No hemisfério sul o Sabbat comemorado era o Imbolc, associado aos primeiros sinais da primavera.


O Festival de Lammas era dedicado ao Deus Lugh, o deus celta da luz. E o Sabbat garantia a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio.

O Lammas é um Sabbat de regeneração. Era comum as pessoas assarem o pão e o ofertá-lo nos altares das casas e dos templos junto com uma boneca feita de espiga de milho ou de trigo, além de frutas, vinho e flores.

Mas à época das proibições aos cultos pagãos, principalmente na Idade Média, essas celebrações foram sendo substituídas por feiras de produtos e exposição de artesanato. No entanto, as portas das igrejas continuaram ainda por muito tempo a serem enfeitadas com guirlandas de espigas de milho, flores e frutas.

Se quiser entrar na sintonia desse Sabbat, faça um arranjo com flores, frutas e milho e o coloque sobre a mesa de refeições. Celebre a colheita dos grãos e tudo o que a Mãe Natureza tem para lhe oferecer.

Saiba mais sobre o deus Lugh.

Imagem: Love of the Goddess.

Um comentário:

As 3+ visitadas da última semana