No hemisfério norte, nesta data, os povos celtas costumavam celebrar o Sabbat Lammas ou Lughnassadh, também conhecido como Festival da Colheita. No hemisfério sul o Sabbat comemorado era o Imbolc, associado aos primeiros sinais da primavera.
O Festival de Lammas era dedicado ao Deus Lugh, o deus celta da luz. E o Sabbat garantia a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio.
O Lammas é um Sabbat de regeneração. Era comum as pessoas assarem o pão e o ofertá-lo nos altares das casas e dos templos junto com uma boneca feita de espiga de milho ou de trigo, além de frutas, vinho e flores.
Mas à época das proibições aos cultos pagãos, principalmente na Idade Média, essas celebrações foram sendo substituídas por feiras de produtos e exposição de artesanato. No entanto, as portas das igrejas continuaram ainda por muito tempo a serem enfeitadas com guirlandas de espigas de milho, flores e frutas.
Se quiser entrar na sintonia desse Sabbat, faça um arranjo com flores, frutas e milho e o coloque sobre a mesa de refeições. Celebre a colheita dos grãos e tudo o que a Mãe Natureza tem para lhe oferecer.
Farei!!
ResponderExcluir