domingo, 1 de agosto de 2010

Lugh e a Missa do Pão.

O dia de hoje é dedicado ao Festival da Colheita que tem como deus regente Lugh. Na mitologia celta, esse é o deus que garante a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio.

Lugh era sábio, feiticeiro e músico. Era o deus de todas as artes e artesanatos. Mas acima de tudo era um guerreiro divino. Foi ele quem levou os Deuses da Luz e da Bondade à vitória sobre os gigantes grotescos e violentos.

Conta a lenda que seu avô, Balor, quase o matou quando ele nasceu. Existia uma profecia de que Balor seria morto por um neto e como ele só tinha uma filha, tratou de aprisioná-la numa caverna. Mas tempos depois, ela foi seduzida e deu à luz a trigêmeos. Lugh conseguiu escapar do afogamento e cresceu protegido pelo deus ferreiro, Goibnu. Se tornou um rapaz bonito e inteligente.

A fama de Lugh, dentre outras coisas a de habilidoso, chegou até os ouvidos do rei Nuanda, que mandou lhe chamar. O Rei confia então o trono à Lugh para que este vença a batalha final entre os Tuatha de Danann e os Fomore, liderados por Bolor. Uma luta entre o bem e o mal.

Lugh vence a batalha e no final atira uma pedra em seu avô, que ferido no olho é morto. Concretiza-se a profecia tão temida pelo líder dos guerreiros maus.

E assim começa Agosto. Um mês favorável para avaliar a sua colheita a partir daquilo que foi plantado nos meses anteriores. A árvore sagrada de Agosto é a macieira, cujo fruto está sempre presente em rituais mágicos e ligados à veneração da deusa.

O dia de hoje também é chamado no hemisfério norte de Festival de Lammas, que em inglês arcaico significa a Missa do Pão, a festa do pão fresco feito dos primeiros grãos de trigo. No hemisfério sul, esse festival acontece no primeiro dia do mês de fevereiro.

É um tempo em que devemos meditar a respeito das sementes que não vingaram e das ervas daninhas que de alguma forma prejudicaram seus esforços. Remova ou fortaleça a terra de sustento de seus projetos.

Pense em Lugh, que mesmo antes de nascer já existia uma força contrária à sua existência. No entanto, ele trilhou o caminho do bem e mereceu o trono que lhe foi ofertado.

O lema de Agosto é “descanse, mas não descuide de seu desenvolvimento interior.”

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. E já estamos em agosto. Será mesmo que existe uma liga invisível Neste mês que virou um mês tão temido? Será por isto que temos que cuidar bem do desenvolvimento interior agora?
    Agosto é o mês do meu inesquecível pai, mas nunca fui muito fã do mês 8.
    Mas quem sabe, neste 2010, agosto me trará respostas maravilhosas, esperança e um novo caminho de vida? Quero apostar nisto. E no craque que vou encontrar. E torço para que todos os deuses abençoem meus médicos e os iluminem neste mês!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Eliane.
    Agosto parece um mês estranho. Existe essa aura de azar sobre ele. A lista de acontecimentos ruins é grande. Mas isso também não inocenta a lista dos outros meses.

    E apesar do mês ter essa fama, é também o mês do chocolate. Então, já melhora alguma coisa, não é!

    Há datas que são inesquecíveis para a gente. Mas olhe, oito é o número do infinito. É um número positivo. Acredito que seja um infinito de possibilidades. Basta a gente ter fé e acreditar.

    Eliane, que agosto lhe traga muitas surpresas boas. Que seus médicos sejam abençoados e iluminados, como vc mesma pediu, e você vença todos os seus obstáculos.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana