sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Danu, Protetora da família.

Dan ou Danu era a mais importante das antigas Deusas irlandesas. Era ela quem dirigia uma tribo de deuses nomeada de Tuatha de Danaan, que quer dizer o Povo de Danu.

Dan significa conhecimento e segundo as lendas, seu povo era composto por exímios magos, sábios, artistas e artesãos. Mas vencidos pelos guerreiros Milesianos, se refugiaram nos Mundos Internos das Colinas, chamadas sidhe.

Os milesianos eram descendentes de Mile Espáine, os últimos invasores da Irlanda que derrotaram os semi-divinos Tuatha de Danaan.

Danu era uma deusa mãe protetora das famílias e das tribos. Era regente da terra e da água. Mas também da morte. Ela era descrita como uma deusa tríplice: Morrigan, a Deusa da guerra; Blodeuwedd, a Dama das Flores, simbolizando a vida; e Brighid, a Mãe, símbolo da fertilidade.

As Sacerdotirsas de Danu vestiam túnicas verdes, usavam flores nas tranças que faziam nos cabelos, usavam colares de âmbar e tiaras douradas.

A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Maria.
    Mais uma deusa tríplice. Quantas será que existem?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecile!
    Deusa tríplice e protetora da família. muito bom saber....muito bom.
    Bjs de sexta apressada, para levar minha mãe ao dentista.... dá um trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Também quero saber como Hely. Quantas deusas?
    esta é improtantíssima.
    Quer correria fadinha.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Hely, Vera, Eliane!
    Antigamente a sociedade era regida pelo matriarcado. E a deusa, ou as deusas, usavam como símbolo para representá-las a Lua. Então se baseavam nas 3 fases visíveis da Lua para definirem seus aspectos. Por exemplo,

    na lua nova/crescente, a deusa é uma donzela, representando a pureza e a busca pelo conhecimento. É enaltecida sua beleza, feminilidade e sexualidade. Geralmente são deusas virgens. Nem todas no sentido de abstinência sexual, mas também no de não pertencer a ninguém.

    Na fase da lua cheia, ela é a Mãe, representando o poder, a proteção e o carinho maternal. conhecimento adquirido e renovação. Ela vem trazendo a fertilidade e prosperidade. Está plena de sua força vital e poder. Às vezes é representada grávida ou com um filho nos braços.

    Já na lua minguante, ela é uma Anciã, representando sabedoria, conhece o oculto e a magia. É Rainha dos Mistérios e também da cura. Rege os finais, o desapego, as transformações e até a morte. Mas a morte que contém vida e vice-versa pois estamos falando do ciclo lunar. Ele mingua e depois ressurge para iniciar um novo ciclo.

    Espero ter esclarecido, caso não, pergunte de novo, :)
    Vera, as sextas são sempre corridas. Espero que tenha dado tempo.
    Eliane, as deusas são muitas. O homem é uma máquina de fazer deuses, rsrs. Hoje por exemplo, não existem mais deuses a serem criados, existem os seres do espaço que estariam velando pelo bem da humanidade etc. Quem sabe no futuro esses seres também não sejam chamados de deuses?
    E a correria do natal... Vamos a ele, rsrs.
    Beijos em todas!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana