Tonantzin também era chamada de A Grande Mãe Asteca e tinha diferentes atributos de acordo com os lugares e tribos que a veneravam.
Era Mãe sagrada e reverenciada, padroeira das parteiras e curandeiras. Seu poder de regenerar e curar através da terra e das ervas era grande.
Em Tepeyac, por exemplo, ficava o seu local de culto mais famoso pois foi onde, em 1531, ela teria aparecido para camponeses índios e pedido para que ali fosse construído um altar em sua homenagem.
Mais tarde, a Igreja Católica dedicou esse altar à Virgem de Guadalupe. Esta Virgem, além de incorporar o local de culto à Deusa, também incorporou a data de sua celebração, 9 de dezembro.
Hoje, no México, pessoas de vários lugares do mundo vêem visitar esse templo para fazerem orações e pedir a benção da Virgem de Guadalupe. Os descendentes de índios quando oram neste dia, sabem para quem estão fazendo suas orações. Mas ao final, tanto a Virgem, quanto a Grande Mãe, são a mesma Nossa Senhora.
A imagem veio daqui.
Bom Dia Cecile!
ResponderExcluirOntem Nossa Senhora da Conceição, hoje Nossa Senhora de Guadalupe oriunda da deusa Tonantzin,que é a deusa da CURA. Me agarro a Ela e peço por todas a guerreiras e guerreiros em tratamento,ou aguardando a CURA, que ela nos envolva e nos proteja.
Peço também pelos saudáveis que se CUIDEM, tenham a consciência da necessidade de visitar periódicamente os médicos.
Amém
Bjs do sul ensolarado
Todas as Nossas Senhoras em apenas uma.
ResponderExcluirEstou colada com ela, como a Vera. E peço que ela me carregue no colo especialmente em 2011, como tem feito ao longo dos anos.
Amém.
Vera, Eliane, Boa noite!
ResponderExcluirMuda o país, o hemisfério, o nome, os atributos, as cores, mas Nossa Senhora é sempre a mesma Mãe que nos acolhe, nos dá colo e a ela que chamamos quando precisamos.
Que abençoe a todas vocês!!!
Beijos e boa noite!